EsportesNotícias

Confira a lista completa de Tite para a Copa de 2022

No início da tarde desta segunda-feira, 7, o treinador da seleção brasileira, o Tite, anunciou na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 26 jogadores que vão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022 no Catar.

A lista não trouxe grandes novidades, que ficaram mais pela presença do lateral-direito Daniel Alves, que está no Pumas, do México, e de Gabriel Martinelli do Arsenal, da Inglaterra.

Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras

Laterais
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Alex Telles – Sevilla

Zagueiros
Militão – Real Madrid
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo

Atacantes
Neymar – PSG
Vinicius Júnior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Rodrygo – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal

Lucas Figueiredo/CBF

De todos os nomes, o mais criticado por parte da imprensa e torcedores é o do defensor, de 39 anos, o Daniel Alves. Tite defendeu a escolha dele.

“O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental. (…) Um acréscimo na parte técnica e tática. A qualidade técnica e individual que o Dani Alves empresta neste quesito de criação é impressionante, para ser um organizador, um articulador. Não temos nele um jogador de 60, 70 metros de ida e volta. Esta é a função dele, fora outras virtudes.” Explicou Tite.

Nesta Copa com o acréscimo de mais três jogadores convocados, indo de 23 para 26, Tite optou por levar mais atacantes, ao todo são 9 atletas ofensivos. Também será a primeira vez que o Mundial terá cinco substituições nos jogos, então o treinador também escolheu mais atacantes para poder mudar mais o time, se precisar, nos jogos.

“Eu quero bater em uma tecla de equilíbrio, ele é fundamental. Na vida, não só no esporte. Há uma geração de atletas de alto nível, que estão se convocando. Eles estão buscando, com desempenho alto. Há uma versatilidade e priorizamos atletas importantes no meio para frente, mas não foge da ideia de equipe equilibrada. Para vencer em alto nível precisa de criação e gol. Isto não quer dizer que consistência defensiva não gera o ponto de equilíbrio para vencer. O bom momento deles gerou a convocação.” Enfatizou Tite.

Os convocados vão se apresentar já na próxima segunda-feira, 14, em Turim, onde a Seleção fara a preparação para o Mundial e permanecerá até o dia 19, quando seguirá para o Catar. A estreia do Brasil será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília). O selecionado está no Grupo G ainda com Suíça e Camarões.