Diário Copa #1: Catar é o primeiro anfitrião a perder o jogo de estreia em mundiais
Começou a Copa do Mundo de 2022 no Catar, neste domingo, 20. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, além de autoridades do país árabe. O ator Morgan Freeman apareceu para discursar e Jungkook, cantor sul-coreano do grupo BTS, cantou e dançou ao lado de Fahad Al-Kubaisi, cantor local. Alguns minutos depois teve o jogo de abertura, onde o Catar fez história, sendo o primeiro país anfitrião a perder o jogo de estreia, 2×0 para o Equador no estádio Al Bayt.
Até este Mundial de 2022, os donos da casa vinham com 16 vitórias e 6 empates dos anfitriões. O jogo teve a La Tri vencendo com certa facilidade, marcou os dois gols da partida na primeira etapa e no segundo tempo até administrou o placar e diminuiu o ritmo.
“Com certeza o mérito é dos jogadores que tiveram muita garra, procuraram o jogo até o final. Tivemos um gol anulado no início, mas continuamos com tudo. O time ganhou com clareza e contundência. Sim, hoje foi uma final, o jogo mais importante da Copa, precisávamos derrubar esses mitos históricos. Com essa seleção estamos além de qualquer disputa nesse sentido. É só a primeira vitória, agora precisamos confirmar a nossa grandeza”, disse Gustavo Alfaro, treinador do Equador.
O primeiro gol da Copa foi aos 16 minutos, de pênalti, porém poderia ter sido aos 3 minutos, não fosse o gol anulado pelo VAR. O lance foi invalidado em um impedimento difícil, onde o sistema semiautomático de marcação demorou mais que o previsto (foram dois minutos de análise), porém funcionou e invalidou o gol que seria o primeiro da Copa, de Enner Valencia.
Aliás, o primeiro gol foi mesmo dele, que sofreu e bateu o pênalti que abriu o placar. Além disso, foi dele o segundo gol também, quando ele fez de cabeça com o cruzamento de Preciado da direita para a segunda trave. Valencia costuma ser o artilheiro do time, principalmente em Copas, ele chegou a 5 gols seguidos pela seleção do Equador em Mundiais. Havia marcado os dois últimos gols equatorianos na Copa de 2014, a última do Equador.
A seleção do Catar decepcionou os anfitriões, muitos inclusive deixaram o estádio antes do fim do jogo. O atual campeão da Copa da Ásia e número 50 no ranking da Fifa, apenas 6 posições a menos que o Equador, jogou bem menos que pode e não ficou perto de incomodar o time Sul-Americano.
“Foi um jogo muito difícil, nós não começamos da melhor forma possível, pesou bastante a situação e acabou condicionando o jogo. Faltou confiança, dois gols entraram logo cedo. O Equador nos superou em todos os aspectos, então fica o aprendizado”, disse Félix Sánchez, treinador do Catar.
Amanhã são mais três jogos: Inglaterra x Iran, às 10h, Senegal x Holanda 13h e EUA e País de Gales às 16h, (todos horário de Brasília).