Diário da Copa #10: Senegal avança junto com Holanda, Inglaterra e EUA também
No primeiro dia de fechamento de rodada, algumas definições e caminhos sendo definidos:
Grupo A
Catar 0x2 Holanda
Este jogo já tinha o Catar eliminado e a Holanda jogava para garantir o primeiro lugar com uma vitória. Foi exatamente isso que aconteceu, os holandeses venceram com tranquilidade por 2×0, gols de Gakpo e Frenkie de Jong, ainda tiveram um gol anulado e uma bola no travessão. Com o primeiro lugar, o time de Van Gaal vai enfrentar a segunda do grupo B os EUA, no sábado.
O Catar buscou terminar a competição a menos com uma vitória que orgulhasse o país, mas nem um gol conseguiu fazer. Saí da competição com 3 derrotas, apenas um gol marcado e 7 gols sofridos. Fechando como o pior anfitrião da história das Copa do Mundo.
Equador 1×2 Senegal
No outro jogo Equador jogava pelo empate para garantir uma vaga, porém foi surpreendido pelo time africano, que apesar de ter perdido Mané machucado antes do início do Mundial, conseguiu avançar de fase na competição, feito que o país não conseguia desde 2002. Na última Copa haviam ficado de fora das oitavas por conta de ter levado mais cartões amarelos que o Japão como critério de desempate.
A partida teve Ismaila Sarr abrindo o placar para os senegaleses de pênalti no final da primeira etapa. No segundo tempo Caicedo empatou pelo Equador, mas um pouco depois Koulibaly marcou o gol para garantir a vitória da seleção africana. O zagueiro do Chelsea, aliás, marcou o primeiro gol dele pela camisa da seleção neste jogo.
Na próxima fase, Senegal enfrenta a Inglaterra, líder do grupo B. Jogo que acontece no domingo.
Grupo B
EUA 1×0 Irã
Pulisic marcou e deu aos Estados Unidos a vaga em segundo lugar no Grupo B da Copa do Mundo. Diante do Irã sofreram em vários momentos do jogo o poderiam ter deixado escapar a vaga, mas garantiram os 3 pontos, fecharam a chave com 5 pontuação suficiente para o segundo lugar. Os americanos agora enfrentam a Holanda nas oitavas de final.
O Irã iniciou a Copa levando uma goleada da Inglaterra, reagiu e venceu Gales, precisava de um empate na última rodada para avançar. Quase conseguiu, no que seria a primeira vez que o país passaria de fase.
Inglaterra 3×0 País de Gales
A Inglaterra venceu o País de Gales por 3×0 sem muita dificuldade, e garantiu o primeiro lugar do Grupo B com sete pontos. Com alguns nomes diferentes de outros jogos, o time de Gareth Southgate abriu o placar com Rashford, novidade no time titular. Depois ampliou com Foden e Rashford ainda fez mais um, fechando o placar. Gales somou apenas um ponto, e de volta ao mundial depois de 64 acabaram caindo na primeira fase. Inglaterra vai enfrentar Senegal na próxima fase.