Ciclo Natalino se encerra neste domingo com cerimônia de descimento dos mastros
Depois de dois anos sem acontecer, tradicional festividade retornou às ruas de Atibaia, com encerramento do ciclo 2022 no próximo dia 8, às 16h, na Igreja do Rosário
Depois de dois anos sem sair às ruas de Atibaia, o Ciclo Natalino voltou a acontecer, trazendo novamente todo o simbolismo, sincretismo e pluralidade de manifestações como as Congadas e a Cavalhada para colorir e alegrar a cidade no fim do ano. Neste domingo, dia 8 de janeiro, acontece na Igreja Nossa Senhora do Rosário a cerimônia de descimento dos mastros, rito que juntamente ao cortejo até a casa dos festeiros das Bandeiras, encerra o Ciclo Natalino 2022.
A cerimônia de descimento está marcada para começar às 16h, mesmo horário em que os mastros em louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foram levantados no dia 25 de dezembro, data de início dos festejos. As missas, cortejos e procissões que compõem os ritos do Ciclo Natalino, especialmente momentos memoráveis como a Cavalhada e a Alvorada no Santo Cruzeiro, foram capazes não só de encher os olhos de quem participou ou apenas assistiu, mas também carregar o coração com muita fé e esperança para o ano que se inicia.
Após espalhar alegria e devoção pelas ruas do Centro Histórico entre os dias 25 e 28 de dezembro, as Congadas Azul, Rosa, Verde e Vermelha voltam à Igreja do Rosário neste início de 2023, encerrando o Ciclo Natalino com seus tambores, violas e ladainhas. Terminada cerimônia de descimento dos mastros, os Congados seguirão em cortejo até a casa dos festeiros das Bandeiras. Uma tradição com mais de 260 anos, o Ciclo Natalino de Atibaia é uma expressão cultural, religiosa e folclórica que acompanha a história da cidade.