Notícias

Volta do carnaval sem restrições pela pandemia deve aquecer vendas do comércio de calçados

Tênis, rasteirinhas e chinelos estão entre as apostas de produtos mais procurados pelos foliões para curtir a folia

O setor de calçados é um dos segmentos do comércio que estão animados com a chegada do carnaval. Em 2023, a tradicional festa brasileira acontece em fevereiro tendo programação ampla pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19.

Entidades comerciais apontam que, de maneira geral, as vendas neste ano devem crescer entre 2,5% e 3,5% até o fim do carnaval. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) também projeta um aumento de vendas de 4,8% em fevereiro. Além disso, os números de outros carnavais também ajudam os empresários e comerciantes a se animar.

Mesmo com a folia afetada de diferentes formas pelas restrições sanitárias nos últimos anos, o comércio brasileiro de Tecidos, Vestuário e Calçados teve um incremento de 8% no volume de vendas do mês de carnaval entre 2022 e 2021. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Depois de três anos, os foliões terão um carnaval mais próximo do que estavam acostumados a curtir antes da pandemia. Esse retorno, junto com o interesse natural pela festa, deve levar o brasileiro a querer se produzir mais, escolher bons looks e, consequentemente, impulsionar as nossas vendas, provocando crescimento”, destaca o gerente de Marketing da rede Humanitarian Calçados, Rafael Sandrão.

De acordo com o IBGE, em 2022, Tecidos, Vestuário e Calçados foi o segmento do comércio com a maior alta de vendas do estado de São Paulo em fevereiro: crescimento de 10,6% no mês do carnaval. Tênis, rasteirinhas e chinelos Os calçados mais procurados por quem vai curtir o carnaval devem ser os tênis e as rasteirinhas, além dos chinelos.

“Tanto as mulheres quanto os homens buscam sapatos para poder aproveitar os blocos, desfiles e festas com o máximo de conforto. Essas opções de calçados são confortáveis e ainda oferecem boas possibilidades para o cliente montar visuais com a cara do carnaval. E, claro, para quem vai comemorar o carnaval com mais glamour, temos lindas sandálias que farão a diferença no look”, ressalta a gerente de Estilo da Humanitarian, Aressa Bruno.