Atibaia abre Mês da Mulher com debate sobre rede de atendimento na cidade
Autoridades municipais e ligadas ao tema participaram de mesa de discussões sobre políticas públicas para as mulheres
A Prefeitura de Atibaia lança o primeiro de uma série de eventos em março para marcar o mês em que é celebrado o “Dia Internacional da Mulher”. Nesta sexta-feira (3), aconteceu a mesa “Rede de Atendimento às Mulheres de Atibaia”. Na ocasião foram debatidas questões envolvendo a construção de políticas públicas e apresentados os serviços disponibilizados no município para a mulher.
O evento realizado no Cine Itá Cultural contou com a presença de representantes municipais, população usuária da Rede de Proteção à Mulher e autoridades ligadas ao tema. A mesa de abertura foi composta pelo prefeito de Atibaia, Emil Ono; a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Magali Basile; o vereador Paulo Ferraz Alvim, o Pi do Judô; o juiz Leonardo Marzolla e a promotora de Justiça Regina Barbara Murad, em uma união dos Três Poderes para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres.
“Nesta abertura do Mês da Mulher foi feita muita reflexão sobre a questão da violência doméstica, que lamentavelmente ainda nos deparamos. É importante ressaltar também a questão da valorização da mulher. O que eu quero, e peço à população, é que a gente tenha essa olhar carinhoso não só no mês de março, mas o ano inteiro”, disse o prefeito Emil Ono.
A segunda mesa foi composta pela presidente do Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (COMATI), Cristiane Merisse; Patrícia Oliveira representando a OSC Mater Dei; Erik Tonon representando a Delegacia de Polícia; o promotor de Justiça Bruno Márcio Azevedo; a juíza Carolina Cheque de Freitas; Fernanda e Martins representando a Guarda Civil Municipal (GCM); as técnicas do CRM Suelen Fernanda e Camila Nava; Roberta Cristina Spera Priolli representando a Saúde, e Cláudia Costa Martins Mesquita como mediadora representando a SADS.
Em 9 de março – também como parte dos eventos do Mês da Mulher em Atibaia – a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento da Mulher, realiza o 4º Fórum Regional (des)igualdade de gênero: desafios e perspectivas. O evento acontecerá das 8h às 16h30, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro). Interessados em participar precisam fazer inscrição pelo link bit.ly/forum-desigualdades-genero-atibaia . Outras atividades acontecerão até o final de março para marcar o mês das mulheres.
Rede de Proteção à Mulher
Atibaia disponibiliza uma rede de atendimento à mulher em situação de violência, com serviços especializados e canais de denúncia que oferecem acolhimento e ajuda. Além dos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal), 180 (Central de Atendimento à Mulher), Disque 100 (Direitos Humanos), as denúncias podem ser feitas diretamente na Delegacia de Policia Civil ou registrados de forma eletrônica pelo site delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Situações emergenciais de violência e violação de direitos também podem ser feitas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Rua Joaquim José da Silva Xavier, 219, ou pelo telefone (11) 4412-3717, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O Centro de Referência da Mulher – CRM “Dirce Bellinger” atende na Rua Albertina Miele Pires, 161 ou pelo fone (11) 4402-2716, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na Rede de Proteção à Mulher visitas preventivas são realizadas a partir de informações, denúncias e solicitações que noticiem casos de violência doméstica contra a mulher. O programa municipal também realiza o trabalho de orientação para o pedido de medida protetiva àquelas vítimas que ainda não possuem este mecanismo de proteção, além de assistir e acompanhar quem já possui, e orienta os agressores das consequências jurídicas do descumprimento das medidas protetivas.
Cronograma das atividades do mês de março:
06/03: 9h – Roda de Conversa: Igualdade de Gênero – Cras Portão
08/03: 15h – Roda de Conversa: Igualdade de Gênero – Centro Pop e Casa de Passagem
09/03: das 8h às 17h – 4º Fórum Regional de Mulheres
14/03: 14h – Roda de Conversa: Igualdade de Gênero – Cras Caetetuba
21/03: 9h – Roda de Conversa: Igualdade de Gênero – Cras Tanque
23/03: 9h – Roda de Conversa: Igualdade de Gênero – Cras Imperial
24/03: 9h – Roda de Conversa: Igualdade de Gênero – Cras Alvinópolis e CCTI
31/03: Capacitação para a rede