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Educação de Atibaia promove ações do Projeto Político Pedagógico nas escolas municipais

Implementação do Currículo Municipal incluiu processo de formação de professores no Cine Itá, com a apresentação da obra didática “A conquista: Projetos Integradores”

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, realizou entre os dias 23 e 24 de fevereiro importantes ações de implementação do Currículo Municipal. Além de envolver toda a comunidade escolar nas ações do Projeto Político Pedagógico (PPP) – documento cuja finalidade é planejar o ambiente escolar, fortalecendo a identidade das escolas municipais, aconteceu no Cine Itá Cultural mais uma edição do “Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem – Caminhos do Saber”, processo formativo voltado aos professores da rede municipal.

Vale ressaltar que o PPP é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio do documento, a escola define e articula, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está inserida, quais conteúdos serão ensinados e como. Em Atibaia, o “Projeto Político Pedagógico em Ação” foi construído conforme as especificidades de cada escola, buscando ser flexível para atender às demandas dos alunos e tendo como base princípios como solidariedade, autonomia, inclusão, ética, democracia e responsabilidade.

O “PPP em Ação” foi realizado pela Secretaria de Educação em todas as unidades escolares do município, acolhendo a comunidade local para participar de debates e dinâmicas que procuraram promover conexões entre as famílias dos alunos atendidos, efetivando a educação integral e contribuindo com a formação cidadã. Com diversas atividades culturais e lúdicas, o projeto trouxe música, dobraduras com papéis, montagem do quadro “Minha Escola dos Sonhos”, além da interação do público convidado com a sala de aula.

“Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem – Caminhos do Saber”
Outra ação de destaque que também foi realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro foi a “Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem – Caminhos do Saber”, ciclo formativo que incluiu não só uma série de palestras direcionadas aos professores de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Atibaia, mas também uma apresentação de experiências exitosas nas escolas de Educação Infantil, que atendem crianças de 4 e 5 anos.

Na série de palestras, realizadas no Cine Itá Cultural, a professora Gabriela Finco Maidame apresentou a coleção “A conquista: Projetos Integradores”, obra didática adotada na Rede Municipal de Ensino que faz parte do PNLD 2023, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático do Ministério da Educação (MEC). Uma das autoras do conjunto de livros, ela também é professora da Rede Municipal e expôs as propostas de projetos voltados a metodologias ativas de ensino reunidas na coleção.

Com orientações sobre o uso do material, que agrupa diversas áreas de ensino como ciências humanas e da natureza, língua portuguesa e matemática, as apresentações incluíram indicações de aplicação também para professores de artes e de educação física, promovendo um trabalho efetivamente flexível e interdisciplinar. O ciclo de formação foi encerrado com a apresentação e treinamento dos professores para o uso do Diário Digital, módulo de trabalho implantado a partir de 2023 através do SIGA – Sistema de Informações Gerenciais de Atibaia, iniciativa que vem facilitar e modernizar o trabalho de organização das informações escolares em todas as unidades.