AtibaiaCulturaEventosExclusivasNotícias

Arte em bordado evoca memórias no Casarão

Cris Barbosa levou a oficina “Bordando Memórias” ao Casarão Júlia Ferraz no último dia 17

Flávio Rodrigues

Todos aqueles que vivem em Atibaia ou mesmo os que estão apenas de passagem pela cidade possuem uma memória querida junto ao Casarão: seja dos antigos encontros com música e artesanato, nos mais recentes espetáculos no solar ou numa bela foto com o prédio histórico ao fundo. No coração da cidade, o Casarão remete a encontros.

E um belo encontro foi o que ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 17 de março, quando o Casarão Júlia Ferraz, com fomento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o PROAC, recebeu a artista têxtil Cris Barbosa para uma oficina de bordado livre com o tema “Bordando Memórias”.

Cris, que aprendeu os primeiros pontos com a avó ainda criança e hoje desenvolve lindas peças autorais utilizando diversas técnicas diferentes, a destacar a “pintura de agulha” que usa para eternizar os queridos pets de seus clientes, levou ao Casarão uma proposta simples e criativa: que tal decorar o prédio histórico com pontos de bordado? Utilizando de fotos impressas em tecido, a artista ensinou diferentes pontos numa tarde regada a bom humor e descontração.

Ao final da oficina, os diversos relatos daquelas que já bordavam e de outras que nunca haviam pego em uma agulha tornaram o encontro ainda mais especial. A valorização da arte têxtil, o resgate de relações mais humanas e o prazer e bem-estar que o bordado proporcionava estavam entre os tópicos levantados, o que deixou a todos instigados por novos momentos e encontros.

E você, já pensou em se arriscar no mundo do bordado? Gostaria de valorizar o trabalho desses artistas? Então não deixe de conhecer o trabalho da atibaiana Cris Barbosa (@crisbarbosafeitoamao) e fique de olho também na programação do Casarão Júlia Ferraz (casaraojuliaferraz.com). Em breve, essas peças estarão para exposição para que todos possamos juntos compartilhar outras belas memórias.