Humanitarian muda marca e apresenta nova identidade visual
Mudanças refletem a proposta de valor da Humanitarian, que é estar em constante atualização para se conectar com o público jovem.
Prestes a completar 43 anos de história, a Humanitarian apresentou, nesta terça-feira (4), a nova marca corporativa da rede de lojas. A empresa, que está entre as maiores varejistas de calçados do país, passa a ter uma nova identidade visual, além de atualizar os pilares
conceituais e valores.
As mudanças refletem a proposta de valor da Humanitarian, que é estar em constante movimento e atualização para se conectar com o público jovem. Uma ideia resumida no novo slogan da empresa: “Seu estilo, nosso movimento”.
Nova marca
A nova marca visual da Humanitarian é composta pelo conjunto de símbolo, logotipo e cores. Os conceitos principais que ajudaram na elaboração da marca são a proximidade, a conexão e o movimento.
O símbolo é formado pela junção de duas setas que se encontram, formando a letra H de Humanitarian. O propósito é representar a proximidade da marca com seu público. As setas ainda têm o papel de simbolizar o movimento da Humanitarian, que está em constante conexão com o público, atualizando-se e proporcionando as melhores experiências.
Projeto de rebranding da Humanitarian busca mudar percepção do público sobre a rede de lojas.
O logotipo agora ganha uma nova fonte: a Metropolis. Essa tipografia deixou a marca visual mais atraente e forte. Para reforçar a personalidade da Humanitarian, que é uma marca curiosa, próxima, alto-astral e especialista em calçados, o preto foi mantido e o verde ganhou um novo tom, mais vivo.
“A história da Humanitarian é marcada por grandes transformações e isso está muito forte na cultura da empresa. Os clientes de longa data sempre lembram da marca com o símbolo do anjinho, que foi a primeira da Humanitarian, e do carnê para pagamento, que já foi substituído pelo Cartão HTN. Há 10 anos a empresa não passava por uma atualização de marca. Agora, vamos para uma nova era, com uma nova cara, buscando acompanhar as mudanças dos jovens para estar sempre conectados com esse público”, destaca o gerente de Marketing da Humanitarian, Rafael Sandrão.
Mudanças nas lojas
A virada da marca nas 50 lojas da rede começou nesta terça-feira. Os clientes já encontraram salões de compra com a nova linguagem da marca, além de sacolas repaginadas. Os vendedores da Humanitarian também receberam novos uniformes.
As sacolas, que eram apenas na cor branca, ganharam versões em preto e com ícones que remetem à nova era da marca. Os funcionários de loja antes vestiam camisas polo e, agora, passam a usar uniforme com gola careca e detalhes sutis, em novo tecido, que deixam o visual mais despojado. Novo uniforme passa a ser usado pelos colaboradores de loja da Humanitarian a partir desta terça-feira (4).
Ao longo dos próximos dois anos, a rede irá reformular as lojas espalhadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná para que elas contem com a nova identidade visual nas fachadas e ofereçam uma experiência de compra diferenciada aos clientes.
Rebranding
O conjunto de mudanças na Humanitarian faz parte do projeto de rebranding, que busca mudar a percepção do público em relação à empresa. O reposicionamento da marca foi pensado a partir da vontade da empresa em criar diretrizes visuais e conceituais para o crescimento do negócio nos próximos anos.
“A Humanitarian quer cada vez mais ser reconhecida como uma marca que busca acolher as necessidades do público, conectando-se com ele para oferecer mais bem-estar”, explica o vice-presidente Comercial da Humanitarian, Rodrigo Braz.
O rebranding da Humanitarian foi desenvolvido por uma consultoria de marca focada em criar valor para grandes negócios. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa trabalhou para entender o público das lojas e mapear oportunidades no mercado. Um processo que envolveu pesquisa com consumidores e análise da concorrência.
“Essas atualizações nos ajudam a mostrar nossa essência, que é estar em constante transformação. A nossa marca é jovem e moderna. Ela tem que estar sempre à frente do mercado. O rebranding foi um projeto longo, com várias fases, tomando todo tempo e carinho necessários para ser entregue com a qualidade que a empresa e nossos clientes merecem”, completa Braz.
Campanha
Para divulgar a atualização junto aos clientes, a Humanitarian também prepara uma grande campanha publicitária. Nas próximas semanas, a empresa irá veicular anúncios na TV aberta, nas mídias sociais e em mobiliários urbanos com o objetivo de fortalecer a marca nas principais cidades onde a rede possui lojas.
A Humanitarian preparou um filme adaptando o novo manifesto da empresa para ser veiculado na campanha em televisão.
Nova campanha para a TV ilustra o momento de mudanças da Humanitarian e dá o tom de como será a comunicação da marca a partir de agora.
“Você pode ser muito e ser tudo, e pode até mudar, quantas vezes quiser. Que a gente vai estar aqui, transformando e evoluindo junto”, diz trecho do documento que expressa as motivações da marca.
A Humanitarian Calçados
Fundada em 1980, a rede Humanitarian Calçados tem 50 lojas, atuando em mais de 20 cidades distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A empresa se destaca entre as cinco maiores do segmento no Brasil. Especialista em calçados, a Humanitarian comercializa as principais marcas do setor e mantém um intenso relacionamento com a indústria, o que garante as melhores ofertas aos clientes. A rede também desenvolve produtos internamente, comercializando linhas exclusivas de calçados.