EsportesNotícias

O que você precisa saber sobre o final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2023

Antes que a bola role na decisão entre Corinthians x Ferrroviária pelo Campeonato Brasileiro Feminino, bora conhecer um pouquinho mais dos times e entender os contextos da decisão. O Timão superou o Santos nas semifinais, enquanto a Ferrinha passou pelo São Paulo.

O Corinthians chega a decisão em busca do 5º título da competição, esteve nas últimas 7 finais e busca, na reta final do trabalho de Arthur Elias mais uma taça. A Ferroviária é bicampeã Brasileira e busca voltar ao lugar mais alto no BR23 depois da última conquista em 2019. Com um time repleto de jogadoreas experientes e estrelas jovens procura tirar o taça do Timão.

Foto: CBF

A equipe do Corinthians de Arthur Elias tem um jogo baseado em muita criatividade para armar jogadas de ataque. Usa bem as laterais e também o meio para ser insisivo. Com 64 gols na competição é muito dificil de ser parado (mesmo despediçando algumas chances de gol).

Uma equipe com muita variação no ataque e também muitas jogadores que chegam para finalizar, até por tudo isso é um time que costuma correr riscos defensivos. A equipe gosta de jogar muito adiantada, então a defesa precisa estar sempre muito atenta e se recompor rápido, para proteger o gol, estando longe da meta.

Foto: CBF

A Ferrinha é um time que conta com muitas atletas experientes, mas pensa em um jogo veloz usando as jovens do elenco. Gosta muito de atacar os espaços, é vertical, mas consegue também construir bem o jogo desde a defesa. É um time ofensivo.

Tem como referência a Aline Gomes, mas em alguns momentos fica muito focado nela. Apesar de defender bem, é um time que sofre com desatenção em alguns momentos. Seja em bola parada ou rolando mesmo. O comportamento sem bola as vezes deixa a desejar.

Para ficar de olho no Timão: Jheniffer, a camisa 9 e artilheira do time com 10 gols, além de 4 assistências. Aos 21 anos foi convocada pra seleção, é aquela centroavante forte que espera receber a bola e está sempre bem posicionada.

Para ficar de olho na Ferrinha: Aline Gomes a camisa 7 que aos 18 anos tem se destacado na competição. Com 10 gols e 5 assistências é uma ponta esquerda com faro de gol, inteligente, rápida e habilidosa.

Aspas de quem sabe Brabas: “Ficar de olho na Zanotti sempre tem um apelo nas finais. Todas que vi ela fez a diferença. No geral vai ser um jogo bom, equilibrado, as duas equipes vão armar jogadas e são ofensivas. É a melhor rivalidade do futebol feminino”. Bianca Anacleto, jornalista especialista em futebol feminino.

Aspas de quem sabe Ferrinha: “A Ferroviária vai precisar vencer duelos, tirar espaços do Corinthians, se comportar melhor sem bola, compactar.Valorizar a posse de bola, escolher melhor as decisões e ser efetiva.Anular o meio campo do Corinthians será a chave.”. Alline Calandrini, jornalista, comentarista de futebol grupo.

O jogo de ida é nesta quinta-feira (7) às 16h20 na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. O duelo de volta vai ser no domingo (10) às 16h na Neo Química Arena.

As partidas entre Corinthians e Ferroviária vão ser transmitidas pelos canais TV Globo e Sportv e no streaming pelo Globoplay e Claro tv.