AmbienteAtibaiaNotícias

“Preservar o meio ambiente é preservar a vida”: ação realiza plantio de mudas nativas em escolas municipais

Ação conjunta da Prefeitura de Atibaia e Polícia Ambiental faz parte das comemorações pelo Dia da Árvore

A Prefeitura de Atibaia, em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, realizou o plantio de árvores nativas nas escolas municipais Diretora Eleonor de Barros, Prefeito Cido Franco e Professora Maria Helena Faria Ferraz, todas no Centro. As crianças participaram do plantio e regaram as mudas e os policiais também deram orientações ambientais e distribuíram material educativo. A ação contou com a participação do prefeito Emil Ono e da secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endzfeld.

A chamada “Operação Dia da Árvore” é realizada todos os anos pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na semana do dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore. Ao longo do mês de outubro, quando são celebrados os dias do Cerrado e da Fauna no Brasil, a PMA da região de Campinas, Jundiaí, Atibaia e Amparo desenvolverá uma série de ações de fiscalização voltadas ao combate ao desmatamento e à compra e venda de madeiras nativas sem procedência legal. A iniciativa da PMA vem ao encontro do projeto institucional da Rede Municipal de Ensino, “Fruto da Terra”, que desenvolve uma série de ações de Educação Ambiental junto aos alunos.

“Preservar o meio ambiente também é preservar a vida. O desmatamento destrói fontes de água doce e, com elas, tanto a fauna quanto a flora são afetadas. E o desflorestamento também eleva a temperatura no planeta, entre outras consequências negativas para os seres vivos. A Educação Ambiental, portanto, tem um papel fundamental na trajetória dos estudantes, que amanhã serão o nosso futuro”, salienta a secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endzfeld.

Em 2022, o desmatamento no território paulista teve redução de 68%. Em todo o Estado, policiais militares ambientais, viaturas e drones realizam ações ostensivas para fiscalizar e proteger o meio ambiente. A ação também conta com a participação da sociedade, por meio de atividades de Educação Ambiental que estão sendo realizadas com estudantes de escolas públicas e particulares.

“Foi emocionante ver as crianças envolvidas nessa ação, recebendo orientações ambientais e material educativo. Essa experiência nos lembra da importância de preservarmos nossa natureza e educarmos as futuras gerações sobre a conservação do meio ambiente. Hoje, não apenas plantamos árvores, mas também semeamos conhecimento e responsabilidade ambiental”, destaca o prefeito Emil Ono, que participou do plantio na escola Diretora Eleonor de Barros.