Prefeitura de Atibaia distribui cerca de oito toneladas de morangos na merenda escolar
Oferta atendeu os mais de 29 mil estudantes das escolas públicas e creches comunitárias de Atibaia, além da Etec
A Prefeitura de Atibaia, por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura, distribuiu cerca de oito toneladas de morangos na merenda escolar somente nos últimos meses de junho, julho, agosto e setembro. A oferta atendeu a todas as escolas públicas na cidade, além de creches comunitárias e a Escola Técnica Estadual (Etec).
Um dos destaques da ação é a origem dos morangos: mais de 5,4 toneladas do fruto, algo em torno de 68% do total, vieram da agricultura familiar local, o que reforça a identidade de Atibaia como a Capital Nacional do Morango, título concedido à cidade em 2022.
De acordo com a nutricionista da Prefeitura, responsável técnica pela merenda escolar, Regina Célia Merlo Gennari, “o morango é riquíssimo em vitaminas, dentre elas C, A, E, B5 e B6; fonte de alguns compostos fenólicos, que são antioxidantes, combatendo o envelhecimento; tem ação anti-inflamatória; ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e contribui para a regulação da pressão arterial; auxilia no controle da glicemia; favorece o sistema imunológico; é um forte aliado para o sistema nervoso; e, por reunir minerais, também fortalece os ossos”, afirmou.
Agricultura local
Responsável pela articulação junto aos produtores rurais de Atibaia, organizando as vendas para a merenda escolar, a Secretaria de Agricultura lembra que a Prefeitura mantém no município o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, que na safra de 2023 atendeu em torno de 30 agricultores familiares com ações como preparo do solo, análise do solo, assistência técnica, doação de mudas e auxílio na comercialização da safra.
Conforme a Pasta, entre as ações do programa está justamente o trabalho de identificação dos produtores com potencial para comercialização para a merenda escolar, além de auxílio na obtenção da documentação necessária e no planejamento da safra.
Na safra de 2023 foram entregues mais de 200 mil mudas de morangos a produtores rurais do município e, para a safra de 2024, até o momento, o programa já conta com 49 produtores cadastrados e uma previsão de mais de 500 mil mudas de morango produzidas graças à ampliação do viveiro municipal viabilizada pela Prefeitura.
Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia, a Capital Nacional do Morango, é uma das maiores produtoras do fruto no país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o seu cultivo, além de uma série de ações de incentivo e desenvolvimento promovidas pela Administração Municipal.