EsportesNotícias

Em jogo movimentado, Portuguesa Santista é campeã da Copa Paulista com gol nos acréscimos

O empate em 2×2 em São José garantiu o título inédito da Copa Paulista para o Briosa

No sábado (15), a Portuguesa Santista garantiu o inédito título da Copa Paulista diante do São José após o empate em 2×2 na volta do jogo da final da competição, na ida a Briosa havia vencido por 1×0. A partida foi no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, a torcida da casa esteve presente em peso, porém viu a equipe perder o duelo com um gol além dos 45 minutos da etapa final, quando a decisão iria para os pênaltis.

Com o título conquistado, o clube de Santos optou por jogar a Copa do Brasil de 2024, sendo assim o São José é o 63° clube garantido na Série D 2024. A Santista não disputa uma competição em caráter nacional desde 2005, enquanto o São José desde 2000.

Foto: Rodrigo Seixas / Correio de Atibaia

O jogo

A partida começou logo com um gol. Quando aproveitando um erro da defesa, Franco fez 1×0 para a Briosa, pegando firme na bola e acertando o ângulo do goleiro Luis Gustavo.

Depois do gol ficou uma partida de defesa contra ataque. Empurrado pela torcida, o São José foi ao ataque e foi acumulando chances, em cruzamentos e chutes de fora da área. Chegou a ter um gol anulado com 28 minutos de jogo, tinha volume no campo rival. A Briosa não conseguia acionar bons contra-ataques então era pressionada por todo tempo.

Aos 40 minutos, houve um pênalti para os donos da casa (num lance em que o atacante nem é tocado, mas foi marcado) que conseguiram empatar. Rafael Tanque bateu e deixou o time dele a um gol de levar a decisão aos pênaltis. Três minutos depois do gol, Flávio Boaventura levou o segundo cartão amarelo e foi expulso no time da Santista deixando a equipe dele com 10 jogadores.

Neste cenário, o São José voltou pressionando na segunda etapa e conseguiu o gol da virada, que empatava a decisão. Rafael Tanque aos 12 minutos completou um cruzamento na segunda trave e fez 2×2 no duelo. Esse gol acabou diminuindo um pouco o ritmo dos donos da casa na partida, que até tiveram algumas chances do terceiro gol, mas bem menos do antes.

Do outro lado a Briosa começou a se arriscar no ataque, deu chance para alguns contra-ataques, mas conseguiu aos 28 igualar os atletas em campo quando Nicola foi expulso no time do São José. Ele levou o segundo amarelo e deixou o campo após este lance. Depois do jogo, o técnico Ricardo Costa lamentou dizendo que Nicola seria substituído no lance da expulsão.

Com 10×10 a Portuguesa mandou no jogo e foi em busca do gol do título. Ele veio nós acréscimos, um pouco depois dos 45′. Uma falta lateral pela esquerda teve a bola lançada na área. O goleiro Luis Gustavo tentou segurar a bola mas acabou soltando e devolvendo ela para o meio da área, lotada de jogadores. Jean dividiu com a defesa do São José que tentou tirar a bola que morreu dentro do gol.

Desta maneira a Portuguesa Santista conseguiu garantir o título na casa do rival e agora, campeã, vai jogar a Copa do Brasil em 2024.