Coletivo Literário Kalúnia lança livro do advogado, escritor e ex-prefeito Gilberto Sant’Anna
Nascido há 4 anos, Coletivo abraça a literatura como um direito e aponta que “a literatura é nossa e nós somos a literatura”
Juliana Gobbe
Acaba de chegar da gráfica o 1º livro lançado pelo selo literário do Coletivo Literário Kalúnia: CLIKA. O livro de Gilberto Sant’Anna já nasce clássico, pois trata-se de um estudo dialético e minucioso das peripécias históricas da antiga Atibaia no interior de São Paulo.
A obra Atibaia – História, escritos e prosas (1580-2000) é, antes de tudo um chamado para a juventude e um balanço das contradições da cidade. Como, escrevi no prefácio: “Parafraseando Tolstói, com certeza, precisamos pintar nossa aldeia, mas não antes de percebermos que a aldeia reflete algo maior. Por isso, nosso autor, utiliza-se bravamente do método dedutivo, tocando o leme de sua embarcação de pesquisa histórica do geral para o particular, o que faz com maestria.”
Em breve, maiores informações.
* Juliana Gobbe é Doutora em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Autora de Óculos de Marfim e À esquerda do Império (2017). Coordena o blogue “Tecendo em Reverso”, os coletivos Abraço Cultural e Kalúnia e participa do Coletivo André Carneiro.