3° Festival Literário de Atibaia agita o sábado e reúne grande público
O Festival Literário de Atibaia foi um sucesso em seu primeiro dia, neste sábado, 27. Teve contação de histórias, apresentação musical e intervenção cênica. A tenda de venda de livros recebeu um número expressivo de visitantes, e registrou a presença de muitas crianças, acompanhadas de seus pais, no período da manhã.
Nestor Lampros e Yndiara Macedo marcaram presença com suas obras “Roupagem Leve” e “Mar pela Janela”, além de camisetas estampadas com ilustrações do artista. Nestor também trouxe para a feira seu trabalho “O Japão em Atibaia”, obra bilíngue e ilustrada patrocinada pela Prefeitura de Atibaia.
O festival teve também o lançamento do livro “Os tambores que soam em nós: 20 anos do Kawasuji Seiryu Daiko”, de Flávio Rodrigues, no Hall do Cine Itá.
Já no Centro Cultural André Carneiro, Felipe Nikito comandou a oficina “Do peito pra fora: Lírica íntima em ação”.
No palco externo, às 18h, teve início a apresentação de Flávio Rodrigues e Cristiane Barbosa, homenageando Vinícius de Moraes, o poetinha, em sons e versos. Flávio abriu o show com a poema “A mulher que passa” e emendou com “Garota de Ipanema”, acompanhado pela musa e esposa Cristiane.
O músico contou que o casal foi unido pela música e que se encantou pela voz de sua esposa quando a viu pela primeira vez. E emendou “Eu não existo sem você”, cativando o público presente.
Vinícius e Tom Jobim deram o tom do espetáculo, que trouxe vários clássicos da bossa nova como “Água de beber”, entre outras canções consagradas.
No mesmo horário, aconteceu a palestra e bate-papo “Criacionismo – De onde viemos” do autor Carlos Ruas, no hall do Cine Itá e a após contar sobre os seus livros, inspirações e dos projetos criativos, abriu para perguntas e depois autógrafos na sua barraca na feira de livros.
O dia também ficou marcado pela participação de Raphael Montes, escritor dos sucessos, como Bom Dia, Verônica (que já foi até adaptado para uma série na Netflix) e Uma Família Feliz, que virou filme e está passando no cinema. Ele que já vendeu cerca de 500 mil cópias no Brasil, respondeu perguntas dos leitores e autografou livros.
O Festival Literário continua neste domingo, com várias atrações e livros para todos os públicos e bolsos. Vale muito a pena prestigiar.