AtibaiaEducaçãoEventosNotícias

Festival Literário de Atibaia é sucesso de público e mostra que veio pra ficar

Com Osni Dias

O segundo dia do 3° Festival Literário de Atibaia foi a consagração de um evento que veio para ficar no calendário cultural da cidade. Com um grande movimento de visitantes durante o dia, o evento abriu os trabalhos com a Contação de histórias da obra “Recontos dos mundos”, de Tatiana Belinky, por Vivian Catenacci e no hall do Cine Itá e a Oficina HQ Feminista, oferecido por Mariana Farcetta, abordando o enfrentamento à violência de gênero.

O Festival Literário teve às 14h a apresentação do Grupo Dandara e a intervenção cênica intitulada “Do Barro à Pérola”, logo após a também prestigiada apresentação do músico Robson Alves e do sambista Camun Dongo, cujas canções autorais já estão na boca do povo.

A interação do público nos dois dias foi a marca deste formato de evento, que trouxe oficinas, palestras, lançamento de livros e apresentações artísticas ocorrendo de forma concomitante e com forte presença de público, com destaque para as crianças, adolescentes, que visitaram o festival e saíram com livrinhos debaixo do braço.

Outro momento destacado pela reportagem foi o lançamento do livro do advogado e ex-prefeito Gilberto Sant’Anna, “Atibaia, História, Escritos e Prosas” (1580 – 2000), em que o autor faz uma leitura política sobre a história da cidade. Infelizmente, Gilberto Sant’Anna está passando por um tratamento médico em São Paulo. No entanto, um vídeo de agradecimento foi apresentado ao público, em que o autor fala também sobre o livro e cita suas motivações, inspirações e observações sobre a obra.

A secretária de cultura, Glória Diniz, declamou um poema retratando a “Folia de Reis” e se emocionou ao falar sobre seus professores e mentores ali presentes, lembrando que foram decisivos em sua escolha profissional. Escritores e intelectuais convidados compuseram a mesa comandada pela professora doutora Juliana Gobbe e homenagearam Gilberto, momento de muita comoção do público presente.

Durante o dia teve a Oficina da Mariana Farcetta. Onde fizeram lambe-lambe e colaram nas imediações do Centro Cultural André Carneiro.

Mais para o final do dia, teve a participação da Talita Rebouças, escritora de livros direcionados ao público adolescente. Ele fez muito sucesso com Fala Sério, Mãe!, Uma Fada Veio Me Visitar entre outros. Várias obras acabaram virando filmes. Depois de contar sobre a história dela respondeu perguntas dos leitores e autografou livros.

Fotos: Rodrigo Seixas / Correio de Atibaia

Por fim, fechando a noite e o festival o ator e músico Jackson Antunes. Como ator fez muito sucesso na televisão participando de diversas novelas, mas em Atibaia ele deixou mesmo aparecer o lado músico com de diversas músicas de sertanejo caipira. Muitas pessoas acompanharam o encerramento.