CulturaDiversidadeEventosNotícias

Edith Cultura abre programação de junho com a Mostra Noite Invertida

Primeira sessão vai exibir os filmes “Burning an Illusion” e “Foli (There is no Movement Without Rhythm)”

Começa neste domingo (2), a programação de junho do Edith Cultura, com a Mostra Noite Invertida. A curadoria é do jornalista e crítico musical GG Albuquerque. As demais sessões acontecem nos dias 09, 23 e 30, sempre às 19h30. 

“Uma curadoria sobre som e movimento. Entre documentários, experimentais e ficção, os filmes desta seleção trazem a música para o primeiro plano. Muito mais do que mera trilha-sonora, o som é explorado em sua fisicalidade, uma vibração que nos incita a imaginar outras lógicas visuais que ultrapassam os ideais fixos da representação. O som como provocador do mistério, como aquilo que instaura a dúvida e princípios de incerteza”, explicou o curador. 

A primeira sessão, no dia 2 vai exibir os filmes “Burning an Illusion”, de Menelik Shabazz e “Foli (There is no Movement Without Rhythm)”, de Floris Ieeuwenberg e Thomas Roebers. Já no dia 9. os filmes serão “Caixa Preta”, de Bernardo Oliveira e Saskia e “Fiorucci Made me Hardcore”, Mark Ieckey. 

A mostra volta a ser exibida no dia 23, com os filmes “Singeli Movement: Greed for Speed”, Jan Moss e “Terremoto Santo”, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. No dia 30 é o encerramento da mostra, com a exibição de “Caravana Cigana”, Tony Gatlif, “Atman”, de Toshio Matsumoto e bate-papo com o curador. GG Albuquerque é jornalista, crítico musical e doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, onde estuda músicas periféricas e afrodiaspóricas. Co-diretor do longa “Terror Mandelão”, documentário sobre o funk bruxaria de São Paulo que estreou em 2024 na Mostra de Cinema de Tiradentes. 

Escreve o site Volume Morto e é co-fundador do Embrazado, portal jornalístico e podcast dedicado às culturas musicais das periferias brasileiras. Fez o roteiro e apresentação do documentário do Spotify sobre o bregafunk e foi membro do Júri Oficial do Festival de Cinema de Tiradentes e escreveu para sites como Vice Brasil, KondZilla, UOL e muitos outros. Em 2023, foi reconhecido com o prêmio Vozes 30, que destaca iniciativas que iluminam o futuro na comunicação brasileira.

Outras Programações
Nas quartas-feiras, dias 5 e 19, às 18h30, acontece o Grupo de estudos “O Tabu da Tecnologia: Precisamos Falar Sobre Ela”, com André La Salvia. As inscrições podem ser realizadas pelo instagram @edithcultura. 

Na quinta, dia 27, às 19h30 é a vez da sessão Garaginha LGBT+, com a exibição do filme “A Paixão de JL”, de Carlos Nader, seguida de bate-papo Val Chagas. 

E no sábado, dia 22, das 9h às 17h50, a psicóloga Clara Vittoria dá continuidade à agenda para atendimento exclusivo ao público LGBT+, “Fala Que Eu Te Escuto”. Pessoas interessadas em conversar com a profissional devem entrar em contato com o Edith por mensagem in box no Instagram @edithcultura. 

O Edith Cultura fica na Rua Cel. João Leme, 229, no Centro, em Bragança Paulista.