“Espírito de Le Mans” de volta a São Paulo depois de 10 anos com megaevento
Este fim de semana traz de volta, como eles têm chamado, o “espírito de Le Mans” para o Brasil. Mais precisamente São Paulo, em Interlagos, onde vai acontecer a prova de 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada 2024 do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance). A competição é destinada aos protótipos esportivos e carros de turismo sempre com provas de longa duração.
No Brasil esta etapa está de volta depois de 10 anos, e serão 37 carros, sendo 19 hypercars e 18 LMGT3 correndo pela pista de Interlagos, o traçado mais curto do calendário, com 4.309 metros. O Correio de Atibaia vai acompanhar este fim de semana e vai trazer as principais informações e impressões do evento.
Além da pista, além da pista há uma programação com exposições de troféus e carros clássicos, além da oportunidade de algumas pessoas passarem perto dos carros a pilotos com visitação aos boxes. Além disso há uma Fan Zone com roda gigante, simuladores de corridas, praça de alimentação, a área do Futuroscópio, um espaço que explora a sustentabilidade, tecnologias futuras e garante um momento de descanso em meio à adrenalina. Além de um palco onde haverá shows, lojas do evento e das equipes.
Na pista no primeiro dia com dois treinos, a melhor volta na classe Hypercar foi da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Buemi virou 1min25s727 em volta mais rápida com o Toyota #8, enquanto Kamui Kobayashi, parceiro de equipe, foi o segundo colocado.
Na LMGT3, o brasileiro Nicolas Costa foi o segundo mais rápido do dia com a McLaren #59 da United Autosports. Em primeiro ficou o argentino José María “Pechito” López, com o Lexus #87 da Akkodis ASP Team com 1min35s725. O brasileiro Augusto Farfus da BMW #31 finalizou a manhã em sétimo lugar, em oitavo, ficou o Valentino Rossi, lenda na MotoGP, que pela primeira vez pilotou em Interlagos, com a BMW #46 do Team WRT.
O dia também teve um forte acidente sofrido pelo francês Arnold Robin, que perdeu o controle do Lexus LMGT3 #78 da Akkodis. O piloto até foi levado para o hospital para a realização de exames e liberado pouco depois da batida. A batida foi tão forte que a equipe informou que por “danos irreparáveis” o carro não vai competir no restante do fim de semana.
O domingo é o grande dia onde a largada da prova está marcada para às 11h30 com a linha de chegada acontecendo 6h depois às 17h30.
FIA WEC, temporada 2024
Hypercar
Campeonato de Pilotos (top-10):
1º – André Lotterer, Kévin Estre, Laurens Vanthoor: 99 pontos
2º – Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen: 90
3º – Kamui Kobayashi, Nyck de Vries: 82
4º – Callum Ilott, Will Stevens: 60
5º – Frédéric Makowiecki, Matt Campbell, Michael Christensen: 56
6º – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi, James Calado, 48
7º – Mike Conway, 46
8º – Brendon Hartley, Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi, 44
9º – José María López, 36
10 – Norman Nato, 35
Campeonato de Construtores:
1º – Porsche: 108
2º – Ferrari: 99
3º – Toyota: 96
4º – Alpine: 23
5º – BMW, 21
6º – Peugeot, 14
7º – Cadillac, 14
8º – Lamborghini, 11
9º – Isotta Fraschini, 0
LMGT3
Campeonato de Pilotos (top-10):
1º – Morris Schurring, Richard Lietz, Yasser Shahin: 75
2º – Klaus Bachler, Joel Sturm, Alex Malykhin: 75
3º – Augusto Farfus, Sean Gelael, Darren Leung: 73
4º – Erwan Bastard, Marco Sørensen: 42
5º – Michelle Gatting, Sarah Bovy: 41
6º – Alessio Rovera, François Heriau, Simon Mann, 41
7º – Alex Riberas, Daniel Mancinelli, Ian James, 37
8º – Dennis Olsen, Giorgio Roda, Mikkel Pedersen, 37
9º – Valentino Rossi, Maxime Martin, Ahmad Al Harthy, 36
10º – Rahel Frey, 36