BlogsCulturaExclusivas

Garboso

Marcelino Lima

Meu gato se estica no chão da sala, o corpo fica maior que o retângulo do piso. Meia volta, barriga para o teto, alonga as pernas traseiras em direção à cauda, as da frente lhe acrescentam 20 centímetros. Nem pisco, ele as traz de volta ao centro e se fecha em uma bola, novo rodopio, já está de pé, ereto, elegante, altivo, passos delicados chacoalha a cabeça e vai, aprumado, emplumado. Em um salto, atinge a pia do lavatório e se posiciona à espera de que eu lhe dê um gole d’água!

Dali, o destino é o quintal; basta outro impulso, atinge o parapeito da janela.Pose de quem dá uma geral no pedaço, egípcio, mira em um ponto fixo, as orelhas feito periscópio: vupt, ei-lo garboso e sedutor ganhando metros pelo jardim. Embora flutue, posso ouvir o toque das almofadas e feijões de suas patas percorrendo o gramado agora passando bem perto do manacá recém plantado que já nos oferece sua primeira flor.

Goteja a torneira
E miados enamorados
Vem de além do muro.

#haibun

Marcelino Lima é jornalista profissional formado pela PUC-SP e editor do blog Barulho d’Água Música, dedicado à produção independente. Divulga gratuita e exclusivamente músicas de artistas populares, de viola, de raiz, folclóricas e regional com trabalhos pouco conhecidos ou já consolidados e de qualidade que poderiam ter maior destaque na mídia comercial. A imagem é da Isadora Almeida (IA).