Red Bull Bragantino demite Pedro Caixinha
Em fase ruim com o Massa Bruta se aproximando da zona de rebaixamento o clube decidiu pela saída do treinador português
Depois da derrota de ontem diante do Botafogo por 1×0, o Red Bull Bragantino informou hoje em meio a nota oficial que Pedro Caixinha não é mais o treinador da equipe. Pedro foi anunciado como treinador no final de 2022, foram ao todo 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas nos 124 jogos em que esteve à frente do clube de Bragança Paulista.
Com o treinador portugues, o clube teve momentos de destaque, chegou em duas semifinais de Campeonato Paulista (2023 e 2024) e teve sua melhor participação na história do Brasileirão de pontos corridos (2023) quando até disputou o título nacional da competição. Junto dele os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Belman, e o preparador físico Polyvios Kyritsis também deixam o Braga.
Ontem após o jogo foi questionado sobre a responsabilidade dele nas derrotas e o treinador assumiu a culpa. “A responsabilidade é toda minha. Sou eu que treino a equipe, sou eu que escolho os jogadores e sou eu que escolho essas substituições. É um momento muito importante para a gente conseguir sair dessa situação”.
Também afirmou que ficaria no clube até o fim do projeto. “Eu não sou de fugir da responsabilidade e muito menos de fugir daquilo que é o momento que a equipe está a viver sendo eu o principal responsável. Se as pessoas acharem que eu ainda posso ser parte da solução, como eu penso, continuarei até o fim a lutar com as minhas forças. Faz parte de mim”.
Vale lembrar que ele quando Caixinha chegou ao Bragantino era desconhecido por muitos, tanto brasileiros como portugueses, mesmo treinando vários times pelo mundo. Nem tanto pelo nome, que por já estar há bastante tempo no futebol, mas pela curiosidade pelo que ele procura fazer nas equipes que treina. No Bragantino despertou a atenção de muitos clube e já chegou a receber propostas para deixar o Massa Bruta e assumir outra equipe no Brasil, mas recusou todas.
Em entrevista ao programa A Bola da Noite, de A BOLA TV, falou na época que havia acabado de chegar: “Eu nunca encontrei um clube com uma visão tão clara, uma filosofia tão clara, com uma ideia de jogo tão clara. Destacou o treinador português.”
Neste momento da temporada, que acabou na saída dele, o Red Bull Bragantino está há sete jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, sendo a pior equipe do segundo turno. Hoje o clube ocupa a 16ª colocação do Brasileiro, com 34 pontos, podendo entrar na zona de rebaixamento nesta segunda-feira, 28, caso o Corinthians vença o Cuiabá.
No momento, o substituto de Pedro Caixinha ainda não foi anunciado, isso deve acontecer ainda nesta semana. Fernando Seabra ex-técnico do Cruzeiro e também com passagem por clubes da Red Bull no Brasil passa a ser um nome possível.
Com isso, quem comanda o treino desta segunda-feira, 28, será o auxiliar da comissão permanente, Anderson Marques, o próximo jogo do Braga será no sábado, 2, às 16h, quando recebe o Cuiabá, no Nabizão, pela 32ª rodada do Brasileirão.
Caso você queira conhece mais sobre o treinador, você pode conferir as duas entrevistas excluisvas que o Correio de Atibaia fez com o Caixinha no tempo dele no Red Bull Bragantino.