EsportesNotícias

Diário da Copa #11: Japão e Espanha classificados no E, Alemanha fora; Marrocos e Croácia no F

No 11º dia de jogos da Copa, algumas surpresas e seleções favoritas de fora, bastante emoção também.  

Grupo E
Alemanha 4×2 Costa Rica

Os alemães chegaram na última rodada precisando vencer a Costa Rica e contando com ao menos uma não vitória do Japão diante da Espanha para passar de fase. Caso o time japonês vencesse teria de fazer uma goleada para tirar a diferença de +7 da Espanha para -1 da Alemanha em saldo de gols.

No primeiro tempo a Alemanha começou bem, criando chances e abriu o placar com 10 minutos de jogo com Gnabry. No restante da primeira etapa o jogo seguiu sob o controle alemão que apenas numa jogada deu chance a Costa Rica de empatar. Após 45 minutos, os alemães iam passando de fase, no outro jogo a Espanha vencia por 1×0 com gol de Morata e dava o placar necessário ao time germânico para avançar de fase.  

Mas tudo mudou no começo da etapa final. Em 6 minutos de 2º tempo o Japão virou o jogo na outra partida, e após 25 minutos no duelo entre alemães e costarriquenhos o time da américa central também virou o jogo. Naquele momento o que estava acontecendo é que a Costa Rica passava a Espanha e junto do Japão as duas seleções avançam à próxima fase do Mundial, ou seja as campeãs do mundo do grupo E estavam sendo eliminadas da Copa.

O time alemão reagiu, Flick colocou Gotze e Kay Havertz na equipe, 3 minutos depois deu resultado. Primeiro Havertz empatou e depois ele ainda virou o jogo. Ainda teve o 4º gol alemão com Niclas Füllkrug, em assistência de Gotze. Apesar da virada, a Alemanha acabou eliminada, a Espanha perdeu do Japão que avançou.

Depois de ter sido campeão no Brasil em 2014, a Alemanha foi eliminada duas vezes na fase de grupos em Copas do Mundo. Em 2018 ficou de fora num grupo onde Suécia e México se classificaram. Desta vez a derrota diante do Japão foi crucial para a eliminação. Com Itália sem se classificar neste Mundial e a Alemanha fora, o Brasil segue sendo o único penta ao menos até 2026.

@DFB_Team

Espanha 1×2 Japão

A Espanha avançaria de fase mesmo com um empate neste jogo e saiu na frente logo no primeiro tempo, com gol de Morata aos 12 minutos. Porém no segundo tempo o Japão virou o jogo em 6 minutos Tanaka e Doan fizeram os gols. No restante da etapa final os espanhóis pouco ameaçaram os japoneses, mesmo sabendo mais tarde que estavam fora da competição com a vitória parcial da Costa Rica diante da Alemanha.

Os alemães viraram o jogo e recolocaram a Espanha nas oitavas, mas os espanhóis só foram ter alguma chance de gol nos acréscimos do jogo. Muito pouco para o time que tinha feito 7 gols na primeira partida do Mundial. O Japão, que nunca tinha vencido um campeão mundial em Copas do Mundo, venceu a Alemanha e a Espanha de virada na mesma Copa e avançou em primeiro no grupo. Enfrenta a Croácia nas oitavas.

No segundo gol Japonês ainda houve a dúvida se a bola saiu ou não. Após revisão do VAR o gol foi validado.

Com a classificação pode ter ido para o caminho do Brasil. Caso a seleção brasileira confirme o favoritismo e avance em primeiro no grupo, caso avance pelas oitavas, enfrenta Japão ou Croácia. A Espanha fica em segundo no grupo e vai para o outro lado da chave, enfrenta os vizinhos separados pelo estreito de Gibraltar, a Seleção de Marrocos.

Fifa.com

Grupo F
Bélgica 0x0 Croácia

No duelo entre a atual vice-campeã do mundo e a terceira colocada em 2018, um futebol bem ruim para o que este rótulo coloca sobre as duas equipes. A Croácia tinha o empate como um resultado que classificava o time à próxima fase, então foi um pouco melhor na primeira etapa, mas no segundo tempo buscou bem mais se defender e garantir o resultado. Do outro lado, a Bélgica foi a campo com a terceira escalação diferente em três jogos com Roberto Martinez, o treinador, buscando algo melhor do que nos dois primeiros jogos.

No final a Bélgica melhorou, na segunda etapa a entrada de Lukaku e outros jogadores fizeram a equipe criar mais chances. Sobretudo com o atacante da Internazionale que teve quatro boas chances de abrir o placar, porém desperdiçou todas. Na melhor delas acertou a trave esquerda do gol. Sem conseguir chegar ao gol o time europeu, com uma geração que teve bons momentos, como o terceiro lugar no último Mundial quando eliminou o Brasil, mas está envelhecida e não fez bons jogos neste Mundial. Dentro do grupo com conflitos internos e agora um treinador que deixou o cargo depois da eliminação.

Em 2018 a Croácia foi a grande surpresa da Copa chegando a final e com o melhor jogador do Mundial, Luka Modric, nesta edição ainda não fez bons jogos. O time também está mais envelhecido, mas mostrou um pouco mais de entrosamento que os belgas e avançou de fase, só que na segunda colocação. Enfrenta o Japão na próxima fase.

Fifa.com

Canadá 1×2 Marrocos

O time marroquino pegou um grupo complicado nos rótulos, além das outras duas seleções tinha o Canadá que vinha de uma boa eliminatória. Porém não se intimidou, jogou bem e ainda passou com a primeira colocação no grupo. Depois do empate na primeira partida diante da Croácia, venceu a Bélgica e o Canadá e não só avançou como ficou em primeiro lugar no grupo.

Na partida decisiva, a seleção africana venceu por 2×1 com gols de Ziyech e En-Nesyri. Teve também o gol contra de Aguerd, mas que não atrapalhou. Essa é a primeira vez que o Marrocos avança para a segunda fase desde 1986. O Canadá depois de 36 voltou a disputar uma Copa do Mundo. Apesar das 3 derrotas e de nenhum ponto, teve bons momentos dentro dos jogos, mas os erros defensivos comprometem a atuação da equipe. Daqui 4 anos a Copa será no Canadá, pode evoluir bem até 2026.

A seleção marroquina passou em primeiro e enfrenta a Espanha na próxima fase.

Fifa.com