EsportesNotícias

Diário da Copa semifinal: Argentina passa por Croácia e está na final

Podia ser o Brasil jogando contra a Argentina, podia… Era a Croácia, que até equilibrou um pouco o jogo no início, mas a noite no Catar era mesmo dos argentinos. Que foram a campo no 4-4-2, preencheram bem o meio de campo e foram dominando o jogo. Com 34 minutos Messi abriu o placar de pênalti. Depois de Livakovic derrubar Julian Alvárez na área, foi assinalada a penalidade e o camisa 10 da Argentina bateu forte no alto do canto esquerdo.

Alguns minutos depois, 5 pra ser preciso, já veio o segundo gol argentino, de Julian Alvárez. Depois de escanteio o camisa 9 argentino arrancou com a bola em contra-ataque. Até tinha opções de passes, mas preferiu seguir com ela. Perto da área quase perdeu a bola na disputa com os marcadores, mas levou a melhor e completou em gol fazendo 2×0 e deixando a partida bem encaminhada para os argentinos.

Foto: AFA

A Croácia, diferentemente do duelo com o Brasil, não conseguiu controlar os momentos do jogo e quando tentou chegar ao ataque, criou pouco e terminou o jogo com apenas dois chutes no alvo (contra o Brasil foi um só, o do gol de Petkovic).

O segundo tempo da partida teve o domínio argentino, apesar da Croácia começar apostando em posse de bola e em trocas de passes curtos criava muito pouco na frente. Tentava chegar mais em cruzamentos, o que não surtia efeito prático. Messi ficava caminhando pelo campo, esperando o momento certo de aparecer para receber e criar uma jogada perigosa.

Aconteceu isso algumas vezes, até que aos 23 minutos, Lionel Messi recebeu na ponta direita, arrancou com Gvardiol próximo e escondeu a bola do zagueiro. Ganhou do croata driblando em direção a linha de fundo e ajeitou para Julian Alvárez completar no gol e fechar a vitória por 3×0 da Argentina.

Foto: AFA

Milhares de torcedores argentinos estavam no estádio Lusail e fizeram a festa em Doha. A torcida argentina tem sido um componente importante nos jogos do time sul-americano.

Com o gol marcado no duelo de hoje, Messi passou a ser o jogador em atividade com mais gols em Copas (11) e também ultrapassou Batistuta como goleador argentino em Mundiais. Além disso empatou com o alemão Matthäus com mais jogos em Copas (25). Neste Mundial está empatado com Mbappé na artilharia com cinco gols e tem também outras 3 assistências.

Assim a Argentina está classificada a final da Copa do Mundo, onde vai enfrentar o vencedor entre França e Marrocos que se enfrentam amanhã. A decisão do Mundial é no domingo. Será a sexta final argentina. Campeã em 1978 e 1986, vice em 1930, 1990 e 2014. Messi estava em 2014.