Lula Barbosa e Luciano Delarth abrem temporada do show Mestiçaria no Casarão
Parceiros de estrada abordam grandes nomes da história em canções inspiradas pela diversidade regional do país
Da Redação
Neste domingo, 5, às 16h, o Casarão Julia Ferraz recebe Lula Barbosa e Luciano Delarth para a abertura da temporada de shows do álbum Mestiçaria. Lula Barbosa (voz e violão) mostrará canções inspiradas pela diversidade regional do país e que fazem parte do repertório do show. Luciano Delarth, professor e compositor, é parceiro de Lula Barbosa no álbum de mesmo nome e falará sobre Miscigenação, tema do disco, abordando grandes nomes da história do Brasil que lutaram por uma sociedade justa. Estudioso da Música Brasileira e das etnias que compõe o povo brasileiro também discorrerá sobre o processo de criação do álbum.
Lula Barbosa é o único paulistano de uma família de Mar de Espanha, cidade de Minas Gerais. Talvez por isso sua música reúna com tanta naturalidade o sabor interiorano e a sofisticação urbana, estabelecendo o imaginário no qual esses elementos se combinam, criativa e harmoniosamente. Sua carreira teve início no final da década de 1970, período de efervescência da canção brasileira, sob impacto dos esperançosos ares da redemocratização política. No início dos anos 1980, apresenta-se em um bom número de casas noturnas do bairro do Bixiga e lança seu primeiro disco, um compacto duplo independente (1981). No entanto, o reconhecimento e a projeção nacional só viriam alguns anos mais tarde, em 1985, com a segunda colocação no badalado Festival dos Festivais da Rede Globo para sua canção “Mira Ira”, defendida por ele, Miriam Miràh, Tarancón e Placa Luminosa. Desde então tornou-se compositor requisitado, tendo sido gravado por diversos nomes consagrados, como Roberto Carlos, Fabio Jr., Jair Rodrigues, Jessé e Sergio Reis – totalizando cerca de 500 músicas registradas em LPs e CDs.
Luciano Thel é compositor (letrista), historiador e autor de vários projetos culturais, dentre os quais destacam-se: Olhar Diferente (CD com composições suas e de Zé Alexandre em homenagem a personagens da história do Brasil e do mundo, tais como Gandhi, Frei Caneca e outros, participação de Oswaldo Montenegro); Africatina (CD com vários parceiros cujos ritmos aludem à África e América latina); Grandes nomes do Brasil (CD que narra poeticamente a trajetória de personagens marcantes da História do país, de Zumbi a Paulo Freire, com narração de Irineu de Toledo e participações de Orlando Villas-Boas, Gereba, Zé Alexandre e outros); e A história dos festivais de MPB, de 1965 a 1972 (DVD com interpretação de Zé Alexandre, além de narrativas referentes aos bastidores e curiosidades dos festivais do período). É também coautor do CD Arruar, em parceria com Paulo Delfino e Zé Alexandre, que interpreta o repertório com participações de Oswaldo Montenegro e Zélia Duncan.
Quando: domingo, 05/03
Onde: Casarão Júlia Ferraz. Rua José Lucas nº 11, Centro.
Horário: 16h
Quanto: evento gratuito
*A distribuição dos ingressos começará 1h antes do evento *