Simbiose participa da 8ª Conferência Internacional sobre incêndios florestais – Wildfire 2023
Associação levou nome de Atibaia para ambiente internacional e se destacou ao lado de cerca de outros 1200 participantes de 80 países
Bianca Coleto
Nascida em 2005, a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE), derrubou barreiras e levou o nome de Atibaia para águas internacionais até a maior conferência de incêndios florestais do mundo, o Wildfire 2023, ocorrido em maio na cidade do Porto, em Portugal.
A SIMBiOSE é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua diretamente na região de Atibaia e cidades vizinhas sendo direcionada a proteção ambiental, combate a incêndios florestais, recuperação e conservação das matas. Com um trabalho árduo, a OSCIP se alimenta de colaboradores voluntários para realizar suas atividades.
O Wildfire, evento no qual a SIMBiOSE participou, nasceu em 1989 com uma série de conferências destinadas a promover a gestão ambiental. Os encontros contam com participantes do mundo todo e, desde então, se destaca visando a troca de conhecimento na gestão de incêndios florestais.
A geração e gestão dos dados obtidos pela OSCIP ao longo dos anos proporcionou a construção do trabalho que foi selecionado em Portugal. O projeto aprovado traz como título “A contribuição de uma brigada florestal voluntária para a diminuição de áreas afetadas por incêndios florestais na Mata Atlântica”, estudo realizado em uma área de 25.000 mil hectares analisada entre 2017 e 2022.
“Analisamos a evolução das áreas queimadas, se teve um aumento, se teve uma diminuição, a quantidade de pessoas que participaram, quantidade de ocorrências por ano, entre outras analises possíveis […]”, afirma Mateus Queiroz, Diretor-Presidente da SIMBiOSE, brigadista voluntário e um dos autores do trabalho.
Além da redução de mais de 74% das áreas atingidas por incêndios, outro impacto que vale ressaltar, de acordo com Daniela Fujiwara, Diretora da OSCIP e brigadista voluntária, “é mostrar esse modelo que a SIMBiOSE, junto com a Prefeitura de Atibaia, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e outros parceiros criaram, de ter uma parceria e investimento da Prefeitura em um projeto de brigada, esse impacto foi possível graças a essa parceria feita. Então serve também como uma boa prática, como modelo de gestão”, afirma.
Para conseguir ir até Portugal, a SIMBiOSE precisou de ajuda para as despesas da viagem. Assim, foi criada uma campanha juntamente com a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV) e a Brigada 1, de Belo Horizonte. Além dessa ajuda, a The Nature Conservancy (TNC), contribuiu para outros custos que, até então, estavam sem solução.
Foi com esses apoios e toda dedicação que a SIMBiOSE conseguiu levar o nome de Atibaia para ambiente internacional e teve seu destaque ao lado de cerca de outros 1200 participantes de 80 países. “Colocamos nosso nome nos canais internacionais e isso vai trazer bastante resultado. Agora, estamos sendo vistos não só dentro do estado ou pelas pessoas do município, mas também, por pessoas que atuam em âmbito nacional e internacional”, afirma Mateus.
Matéria produzida para a disciplina Estágio Supervisionado, sob orientação do professor Giuliano Tosin.
***
O Correio de Atibaia publica uma série de matérias produzidas por alunos de jornalismo da UNIFAAT durante o primeiro semestre de 2023, coordenadas por professores titulares do curso como parte da avaliação de suas disciplinas. Neste primeiro momento, publicamos material desenvolvido para a disciplina Supervisão de Estágio Supervisionado, sob responsabilidade do professor Giuliano Tosin. Desejamos sucesso aos futuros jornalistas e boa leitura a todos.
O rancho que restaura vidas e recupera sonhos. A equoterapia proporciona, através do cavalo, o desenvolvimento do corpo humano inteiro. Por Marcela Santos.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/o-rancho-que-restaura-vidas-e-recupera-sonhos/
A força e união entre Redbull e Bragantino. Representante da torcida organizada do Redbull Bragantino fala sobre parceria entre o clube e a marca.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/a-forca-e-uniao-entre-redbull-e-bragantino/
Conheça a cena do Heavy Metal na região bragantina. De acordo com músicos entrevistados pela reportagem de Wallace Moura, cena local data dos anos 80.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/conheca-a-cena-do-heavy-metal-na-regiao-bragantina/
Simbiose participa da 8ª Conferência Internacional sobre incêndios florestais – Wildfire 2023. Associação levou nome de Atibaia para ambiente internacional e se destacou ao lado de cerca de outros 1200 participantes de 80 países. Por Bianca Coleto.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/simbiose-participa-da-8a-conferencia-internacional-sobre-incendios-florestais-wildfire-2023/
Multifilmes de Mairiporã: da inovação ao esquecimento. Grandes nomes das telenovelas e do teatro brasileiro despontaram suas carreiras na produtora. Por Aldo Williams.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/multifilmes-de-mairipora-da-inovacao-ao-esquecimento/
Caminhos de história: Therezinha Sirera e as ferrovias de Atibaia. Ela conta à acadêmica LaraMassaneia que primeiro episódio marcante na cidade foi a inauguração da estação Caetetuba, a primeira estação no município.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/caminhos-de-historia-therezinha-sirera-e-as-ferrovias-de-atibaia/
Almir Rogério: da região bragantina para o mundo. Aos 71 anos, dono do “Fuscão Preto” conta detalhes da sua carreira e do possível retorno aos palcos. Por Bruno Pedro.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/da-regiao-bragantina-para-o-mundo/
Desvendando o universo redes sociais: riscos, impactos, comportamentos e desafios. Entrevista com Marcio Yuji Tokunaga realizada pela acadêmica de Jornalismo da UNIFAAT, Ana Júlia Silva de Lima.
https://correiodeatibaia.com.br/2023/07/25/desvendando-o-universo-redes-sociais-riscos-impactos-comportamentos-e-desafios/