NotíciasSaúde

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com sala de vacina do município, sendo necessário apresentar CPF ou cartão SUS

A Secretaria de Saúde de Atibaia informa o início da 26ª Campanha de Vacinação Contra Influenza nesta segunda-feira, dia 25 de março, em todas as unidades de saúde com sala de vacina do município. A campanha, que vai até 31 de maio e terá um dia “D” de mobilização nacional em abril, começa com os grupos prioritários e a meta de atingir uma cobertura vacinal de 90% desse público-alvo.

Grupos prioritários
A estratégia de vacinação tem início com os seguintes grupos prioritários:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Trabalhadores do transporte coletivo;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores portuários;
  • Pessoas em situação de rua.

Dentro do grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, o quadro abaixo especifica quais são as categorias de risco clínico para as quais a vacina é indicada:

categorias-risco-influenza

Documentos
Neste ano, como o Ministério da Saúde alterou a forma de registro das vacinas no SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) de consolidado para nominal, será necessário apresentar documento com CPF ou o cartão do SUS. A apresentação de documentação que comprove a qual grupo de risco a pessoa pertence também é imprescindível.

Diminuição da cobertura vacinal
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de Atibaia, a cobertura vacinal vem diminuindo em todos os grupos prioritários na comparação com anos anteriores da campanha. A série histórica de 2021 a 2023 apontou uma maior redução no grupo das puérperas: 73% em 2021; 64,8% em 2022; e 54,6% na campanha de 2023.

Entre os trabalhadores da saúde, o índice de cobertura vacinal subiu de 78,4% em 2021 para 92,3% em 2022, mas caiu para 66,7% no ano passado. No grupo das crianças, foi observado um ligeiro aumento em 2022 – 76,1% contra 75,1% em 2021 –, mas uma queda acentuada na campanha de 2023, que conseguiu alcançar apenas 63,3% desse público-alvo.

A cobertura vacinal entre os idosos também seguiu essa tendência, aumentando de 75,5% em 2021 para 77,5% em 2022, mas diminuindo para 64,6% na campanha do ano passado. Mesmo entre as gestantes, grupo com a menor variação do índice de cobertura vacinal, o índice vem diminuindo ao longo dos últimos anos: 75,4% em 2021; 70,4% em 2022; e 70,2% em 2023.

White & Green Modern Bar Chart Graph (1)

Importância da vacinação
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Em razão de sua alta transmissibilidade e distribuição global, pode causar pandemias como a de influenza A (H1N1) em 2009. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, podendo, inclusive, levar ao óbito.

A vacinação busca assegurar imunidade durante o período de maior circulação dos vírus causadores, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, a imunização também visa reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.

A vacina influenza trivalente utilizada no Brasil a partir de fevereiro de 2024 protege de três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; A/Thailand/8/2022 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

A relação de unidades de saúde com sala de vacina em Atibaia, incluindo endereço e horários de funcionamento, está disponível na Carta de Serviços de Saúde de Atibaia: http://cartadeservicos.atibaia.sp.gov.br/saude/locais/category/unidades-de-sa%C3%BAde .