AtibaiaDiversidadeEventosExclusivasNotícias

Atibaia celebrou pela primeira vez o Dia Municipal do Candomblé

Jean Takada – Especial para o Correio

Na manhã do último domingo (24), adeptos e simpatizantes das religiões de matrizes africanas se encontraram na Praça da Amada, no Jardim Alvinópolis, para celebrar, pela primeira vez, o Dia Municipal do Candomblé. Uma iniciativa da Prefeitura da Estância de Atibaia e do vereador Marcão do Itapetinga (à direita, abaixo), autor da Lei Municipal 4.900/2023 que instituiu a comemoração no calendário oficial de Atibaia. A realização ficou a cargo da Casa de Ketu Ilê do Oxossi de Atibaia, terreiro fundado por Mãe Odé Mutalassy em 1988, no bairro do Tanque.

O cerimonial que abriu a festa contou com a participação do deputado federal Vicentinho (PT) (à esquerda) autor da Lei Federal sancionada pelo Presidente Lula em 2023 que criou o Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, comemorado todo dia 21 de março. O parlamentar destacou a importância do direito constitucional ao culto: “Como diz o Artigo 5º da Constituição, no seu inciso VI, todo mundo tem o direito de professar a sua fé”, ressaltou o político. Várias lideranças candomblecistas também fizeram uso da palavra e refletiram sobre as dificuldades e desafios de exercer o culto ao Orixás em uma sociedade preconceituosa e lembraram do caso envolvendo uma Mãe de Santo da Baixada Fluminense – vítima de intolerância religiosa e obrigada, sob a mira de um revólver, a destruir as imagens sagradas do próprio terreiro.

O evento também prestou homenagens ao senhor Décio José dos Santos, considerado o Ogã mais antigo de Atibaia e Rosana Aparecida Zandonello, conhecida como Ekedi Zana, remanescente do primeiro terreiro de Candomblé fundado em Atibaia e distribuiu presentes para os convidados principais.

Após a cerimônia de abertura, os visitantes foram convidados a participar da representação de um Xirê, cerimônia ritualística essencial no Candomblé que envolve cantos, músicas e danças usadas para invocar os Orixás em uma ordem estabelecida. Além da apresentação dos Orixás, o Dia Municipal do Candomblé organizou uma exposição de arte do artista carioca Delgado e a venda dos famosos Acarajés da Feira Noturna.

Para Mãe Odé Mutalassy o dia foi de superação. “Só Deus sabe das dificuldades que eu passei em Atibaia quando abri meu terreiro. Me envolvi em muita briga, principalmente com padres e pastores por causa de intolerância, mas hoje, depois de muita luta e graças ao nosso reconhecimento, temos um dia só nosso na cidade para comemorar e louvar nossos Orixás com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal”, ressaltou a zeladora de 75 anos.