AtibaiaCulturaDiversidadeExclusivasNotícias

Festival Império Cultural celebra o hip-hop unindo artes plásticas, dança, música e literatura em Atibaia

Evento foi marco de inovação e diversidade nos eventos culturais do município por trazer público de 7 cidades do estado de São Paulo

A Kauzê Produções e o Coletivo de Hip-Hop Império Crew realizaram grande evento que uniu diferentes públicos e celebrou o hip-hop com várias linguagens artísticas. O Festival Império Cultural, realizado em 20 de abril na praça do Migrante Nordestino e Centro Comunitário do Jardim Imperial em Atibaia, ofereceu 7 horas de programação que uniu hip-hop, literatura, música, artes plásticas e dança de forma gratuita para a sociedade. O evento contou ainda com duas ações que faziam parte da programação do 3º Festival Literário de Atibaia: o II Sarau InVersos Periféricos e uma edição ao vivo do The Rogues Show, com o grupo Fratelli la Máfia.

O evento foi um marco de inovação e diversidade nos eventos culturais em Atibaia por trazer um público de 7 cidades do estado de São Paulo e do centro de Atibaia para um bairro periférico em um evento de hip-hop. Em torno de 200 pessoas circularam durante o evento, que reuniu crianças, jovens, adultos e idosos de Bragança Paulista, Piracaia, Mairiporã, Itatiba, São Paulo, Itanhaém e Mongaguá. Além disso, proporcionou um espaço de união de movimentos e tribos, com grande participação da comunidade LGBTQIAPN+, artistas e agentes culturais da Casa Utópica, M.A.R., da Casa Solare, Sarau das Jandyras, Coletivo DiverCidade, bem como várias famílias com crianças e bebês de colo para vivenciar o hip-hop e prestigiar artistas locais periféricos.

Apresentação de The Rogues Show – Fratelli la Máfia – As Origens

Trazendo 10 artistas de graffiti e artes plásticas para intervenção artística no centro comunitário do Jardim Imperial, o evento contou com mais de 35 artistas que fizeram parte da programação oficial do evento, além das pessoas que apresentaram sua arte durante o Palco Livre do Sarau InVersos Periféricos. Com forte incentivo para as pessoas dançarem, foi oferecida oficina de dança para o público, discotecagem e pista aberta, apresentação de dança da Escola de Dança “Piracaia dança de Salão” com Denão e seus alunos, e shows de rap, samba e pagode na praça do migrante nordestino.

Império Cultural: Quel Silva e Pj Ramon em foto de Renan Lieto

Com a intenção de descentralizar os eventos culturais e oferecer acesso às diversas linguagens das artes, ao lazer e à cultura nas periferias, os produtores Quel Silva e Pj Ramon idealizaram o Império Cultural há mais de um ano. Pj conta que “a ideia era descentralizar o hip-hop e trazer ele pra quebrada de novo, os eventos têm sido centralizado e a molecada não tem tido acesso… e querendo ou não, o hip-hop é um pai pra quem mora na quebrada”. Para ele, o evento foi uma ideia de trazer a rapaziada do centro para a quebrada, e uma forma quebrar o preconceito dentro da cena cultural na cidade, pois muitas pessoas ficam em choque ao ver eventos da ponte pra cá. “E deu certo porque já estão pedindo o próximo”, completou.

Os produtores e o Coletivo Império Crew celebram o sucesso do evento. “A Batalha de rima infantil, a Batalha do Império Só Para Baixinhos, foi o ponto alto do festival. Mais de 100 pessoas assistiram e vibraram a cada rima dos nossos alunos do projeto social de hip-hop do Coletivo Império Crew”, disse Quel Silva. “Foi emocionante de sentir a energia daquela quantidade de pessoas curtindo o resultado uma coisa que a gente faz de coração, e o mais lindo é que as crianças evoluem a cada dia e puderam ter uma experiência real de batalhar com plateia no evento”, comenta Quel Silva.

O evento contou com participação de muitas pessoas e muitas parcerias, sendo realizado com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia para a realização do II Sarau InVersos Periféricos e The Rogue Show com Fratelli la Máfia no Festival Literário, do FutureSelva e do Coletivo Pajubá. Contou com patrocínio da Kauzê Prod., The Rogues Prod. e Caio Lan House e com parceiros que ofereceram prêmios para o evento: Felix Barbearia, Braids da Su, Acuca, Kebraza, LA Personalizados e Vinícius Elfo (Tempo Cíclico).

Artistas que fizeram parte da programação oficial do evento:

GRAFFITI – Centro Comunitário Jardim Imperial
Sonec FQF  (@sonec.arte)
Dreads  (@dread_fqf)
FutureSelva  (@futureselva)
Rzy (Gabriel) (@rzy_ks)
Akabaxi (@akabaxi)
Emikua (@emikua)
Mille Bitten (@millebittenart)
Marcelo Goulart   (@dreamland_illustration_)
Juliana Celiberti (celiberti.se_art)
Victoria kolikoviski (@kolikoviski.art)

SARAU INVERSOS PERIFÉRICOS – Festival Literário
Dj Tupyá abertura (@djtupya)
Vitória Moretini (@vitoriamoretini)
Mc Huguinho – mc mirim
Poeta Carlos Henrique (@poeta.ch)

DANÇAS URBANAS, BREAK, VOGUE
Oficina Vogue com FutureSelva
Apresentação Hakuna Matata – Denão3D (@denao_3d )/Studio Piracaia Dança de Salão

FUNK, TRAP, RAP, FLASHBACK, BLACK NOSTALGIA
The Rogues Show – Fratelli la Máfia (As Origens) – Festival Literário @fratellilamafia_
Dy zone (@dyzonebaby)
(D.A.L.A.M.A) união rap (@paulo.do.rap @felipe.nikito @rafa…)
Dj Naldo – Black Nostalgia