Porque Pedro Caixinha define Red Bull Bragantino como a 16ª força do Brasil
Após o empate do Red Bull Bragantino por 1×1 com o Flamengo na noite deste sábado, 4, pela quinta rodada do Brasileirão, Pedro Caixinha falou sobre alguns temas relacionados ao jogo, e um ponto chamou atenção: Ele falou sobre o clube dele hoje ser a 16ª maior força do Brasil.
– Somos a 16ª força do Brasil e hoje enfrentamos a 1ª força. Temos que valorizar isso, mas não ficamos satisfeitos com pouco. Houve situações em que poderíamos ter feito mais e houve situações em que fizemos muito e queríamos manter. Os empates não servem precisamente para nada. Essa é a nossa mentalidade. Avaliou Caixinha.
Ao classificar o Bragantino como a 16ª força ele levou em conta três fatores: Tradição, poder financeiro e qualidade do elenco. Dentro desses parâmetros ele elenca o Flamengo como a 1ª força do país. Caixinha não chegou a mencionar quais os outros 14 times na frente do time de Bragança. Pensando no Red Bull Bragantino dentro desses parâmetros podemos imaginar como o clube está qualificado.
No quesito tradição o time tem um título importante de Campeonato Paulista conquistado em 1990, naquele período, também foi campeão da Série B em 1989 e vice brasileiro em 1991. Aquele time tinha grandes jogadores e treinadores. Mauro Silva passou por lá e foi campeão mundial em 1994 além dos técnicos Luxemburgo e Parreira. Foi também campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 2007, antes da compra da Red Bull.
Desde a chegada da empresa de energéticos o clube já foi campeão da Série B de 2019 e vice da Copa Sul-Americana em 2021. Além disso, está no 5º ano seguido disputando a Série A e disputou a Libertadores de 2022. A torcida não tem um volume grande, é um clube de uma cidade do interior do estado de São Paulo, Bragança Paulista, que conta com 170.533 moradores segundo dados do IBGE de 2020.
Na questão de folha salarial e investimentos, dá para dizer que o Red Bull é um clube que investe bastante em contratações. Com um elenco com média de idade de 24 anos é o mais jovem do país na primeira divisão e com um valor de mercado de 75,40 milhões de euros segundo o transfermarkt.com. Na Série A o time tem o 8º elenco mais valioso e com atletas valendo em média 2,6 milhões de euros.
Ao mesmo tempo, por se tratar de jovens jogadores, o salário costuma ser inferior ao de atletas mais experientes, portanto o gasto mensal é menor do que a maioria dos times da Série A. Levando em conta o último campeonato nacional, o de 2023, em levantamento feito pela 1xBet o Red Bull tinha uma folha salarial mensal de R$ 5,2 milhões, o que fazia dele o clube com a 19ª folha.
O Flamengo, ao mesmo tempo, tinha a maior com R$ 35 milhões. Na competição o time rubro negro terminou com 66 pontos, o Massa Bruta somou apenas quatro a menos 62.
No quesito qualidade do elenco, entra numa questão mais complicada de avaliar. Aqui entram gostos de treinadores e de clubes por atletas. Mas quando se analisa experiência e capacidade de decisão de jogos, o Bragantino tem menos jogadores com essa característica que Flamengo e Palmeiras, por exemplo.
Hoje o Red Bull Bragantino procura manter a regularidade e somar uma quantidade parecida de pontos no campeonato nacional em 2024. O clube busca ser uma das principais forças do país, tanto que construiu um Centro de Treinamento que foi um alto investimento e fará isso também com a reforma do estádio. Ao mesmo tempo sabe que vai levar um tempo até poder chegar nesse estágio.