Movimento hip-hop terá festival, shows e organização social da cultura de rua em Atibaia
Em novembro cidade terá rica programação cultural voltada ao movimento Hip-Hop
Raquel Costa da Silva
Unidos com a intenção de fortalecer o reconhecimento da cultura hip-hop como importante pilar estrutural da cultura e seu papel de transformação social na cidade, lideranças do movimento hip-hop participaram de reunião do Conselho Municipal de Cultura de Atibaia (COMPOCAT) com a presença da Secretária de Cultura, conselheiros, representantes e lideranças de iniciativas do hip-hop como Paulo do RAP, Coletivo de Hip-Hop Império Crew, Batalha da Joker, 999g Produções, 7 Ouro, FutureSelva, grafiteiros, bboys, djs, mcs e interessados.
O encontro discutiu a pauta da “Semana da Cultura Hip-Hop” em Atibaia, instituída pela Lei Municipal N.4267 de 10 de novembro de 2014, a ser realizada sempre na semana do dia 12 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Hip-Hop. O Coletivo de Hip-Hop Império Crew vem cobrando a efetividade da Lei e realização da Semana da Cultura Hip-Hop neste ano.
Este histórico foi apresentado pelo coletivo e discutido durante a reunião, bem como as dificuldades enfrentadas pelas iniciativas de hip-hop e agentes culturais periféricos na promoção da cultura na cidade, como enfatizou Nekalli MC, idealizador e organizador da Batalha da Joker. Esta iniciativa do Império Crew possibilitou que diversas lideranças e iniciativas de grupos de hip-hop na cidade tenham hoje conhecimento desta Lei e exijam seus direitos, assim como a efetivação de políticas públicas, a inclusão da pauta da cultura hip-hop nas tomadas de decisões culturais na cidade, a reestruturação do Conselho de Cultura, visando a ampla divulgação ao público periférico e a possibilidade de participação social – tendo como principal encaminhamento da reunião a criação de uma cadeira de hip-hop dentro do COMPOCAT, dentre outros.
Como resultado das reivindicações, o mês de novembro contará com uma rica programação cultural no cenário no hip-hop em Atibaia:
O II Festival Império Cultural, promovido pelo Coletivo de Hip-Hop Império Crew, em 16 de novembro, no Jardim Imperial, terá mais de 7 horas de evento com os 4 elementos do hip-hop e artes-integradas incluindo audiovisual e literatura periférica.
A programação contará com o lançamento do documentário “Atibaia 50 anos de Hip-Hop” que enaltece e reconhece o importante papel dos pioneiros do hip-hop na cidade, bem como o lançamento do livro “InVersos Periféricos de literatura periférica” com versos de autoria dos MCs da cidade. Além disso, o Festival está planejando trazer shows e discotecagem de grandes nomes do hip-hop nacional e uma rica agenda mensal de hip-hop a ser oferecida na cidade com programação ainda a ser divulgada pelos agentes periféricos responsáveis.