EsportesNotícias

Thalia Costa vira 1ª brasileira com 100 tries na história do Rugby Sevens

Maranhense Thalia Costa, de 27 anos, se tornou a primeira atleta brasileira a alcançar a marca de 100 tries na elite do rugby sevens mundial. Brasil enfrentou Nova Zelândia e Japão nesta sexta-feira em Perth, na Austrália, pela 3ª etapa do SVNS, a primeira divisão do Circuito Mundial

Uma artilheira que vem chamando a atenção de todo o Rugby Sevens mundial. Thalia Costa se tornou nesta sexta-feira a primeira brasileira na história a alcançar a marca de 100 tries no Circuito Mundial, a grande competição anual da modalidade. O primeiro dia de jogos em Perth, na Austrália, pela 3ª etapa da temporada 2024-25, colocou as Yaras frente a frente com as atuais campeãs olímpicas, a Nova Zelândia, e com o Japão. Thalia Costa chegou ao torneio com 98 tries na carreira e anotou na menos que 3 tries em 2 partidas para celebrar o feito inédito e alcançar 101.

Contra a Nova Zelândia, Thalia marcou o try de honra do Brasil, que acabou superado por 50 a 7 pelo time adversário, que comprovou seu favoritismo. Porém, o segundo jogo do dia, contra as japonesas, foi emocionante. Thalia mostrou sua velocidade e correu para os dois primeiros tries do jogo, abrindo 12 a 0 para as brasileiras. O primeiro try foi muito celerado por garantir o seu 100º na carreira. Porém, as japonesas viraram o placar para 19 a 12. Apesar do revés, o Brasil garantiu 1 ponto na classificação (ponto bônus por derrota por 7 pontos ou menos de diferença), o que colocado as Yaras no momento no terceiro lugar do grupo, acima da Irlanda.

Thalia Costa, que começou a carreira no Delta Rugby, do Piauí, ocupa hoje o 16º lugar entre as maiores artilheiras da história do Circuito Mundial. “Estou muito feliz porque foram cem tries sonhados também por todo o time. Eu só finalizo, eles são o fruto de um trabalho coletivo”, falou a artilheira das Yaras.

O Brasil volta a campo na madrugada de sábado, às 4h30, contra a Irlanda, pelo encerramento da fase de grupos do torneio. Uma vitória simples das vitórias garantirá a classificação às quartas de final, que serão jogadas no mesmo dia a partir das 9 da manhã. Com 3 grupos com 4 equipes cada, avançarão às quartas as 2 melhores de cada grupo e as 2 melhores 3ªs colocadas do geral. As semifinais e as finais serão no domingo, com ESPN3 ao vivo a partir das 7h. Todos os jogos estão sendo exibidos ao vivo no Disney+ e no app do RugbyPass.

Ao todo, o Circuito Mundial contará com 6 etapas em sua fase de liga, com os 8 melhores avançando ao torneio final de Los Angeles em maio. Já os 4 piores jogarão também em Los Angeles na repescagem de promoção e rebaixamento contra os 4 melhores da segunda divisão mundial. Por isso, as Yaras têm como meta entrarem no Top 8.