Investir no bairro ou em regiões centrais?
Nem sempre a percepção de volume ou demanda atende a sua realidade.
Investir é um processo. Há quem diga que na verdade é o desfecho de um outro que começou bem antes nas diversas tomadas de decisões necessárias. E, em uma delas está o local do futuro negócio. Qual o ideal?
Na prática, o ideal é aquele ponto que cabe no orçamento do investidor. E para entender se existe capacidade de gerir esse valor, é preciso avaliar, projetando todo investimento necessário em cada etapa da construção desse negócio.
Dessa forma, a escolha do local passa, ou deveria passar, por uma análise profunda do custo associado ao ponto. E do perfil que o mesmo exige para que seu futuro empreendimento funcione.
E, nesse ponto, muitos esquecem de avaliar que regiões centrais podem possuir maior demanda, porém trazem consigo um pacote com maior valor de locação, de luvas e de capital de giro. Em contrapartida, regiões mais afastadas, mais focadas em atender poucos bairros do entorno possuem demanda menor, volume de vendas menor e uma necessidade menor em capital de giro.
Mas, afinal, o que seria o Capital de Giro? Em uma análise básica, bem superficial, seria o montante de valor em dinheiro que sua empresa precisa para manter a operação em dia, arcar com todos os custos, repor a mercadoria em tempo hábil sem que qualquer impacto impeça a loja de funcionar.
Alguns analistas sugerem que o caixa do seu negócio deva ter cerca de 3 a 4 meses desse valor guardado, direcionado para essa finalidade, a fim de que o valor entrante por meio das vendas não seja consumido pelas necessidades operacionais e sazonalidades.
Com essa abordagem, a escolha do ponto pode ser um diferencial que limita sua capacidade de operação. Assim, entender bem o perfil da região é extremamente importante. A escolha do ponto deve ser feita sem qualquer pressa. E, havendo dúvida, não invista sem a certeza de estar bem assessorado.

Bruno Velasco
Empresário com experiência no Segmento de Franquias e Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.