EsportesNotícias

Diário da Copa #9: Brasil sofre, mas vence e está classificado

No última dia da segunda rodada da fase de grupos, mas duas equipes garantiram a classificação na competição:

Sérvia 3×3 Camarões

As duas seleções fizeram um dos jogos mais agitados do Mundial. Primeiro os camaroneses fizeram 1×0 aproveitando uma jogada de bola parada e Castelletto fez 1×0 na segunda trave, depois de casquinha de Choupo-Moting na primeira trave.

A Sérvia, aos poucos foi se encontrando no jogo. Empatou com Pavlovic em bola parada no final da primeira etapa. Melhor naquele momento fez também o segundo, com Milinkovic-Savic e virou o placar. O time europeu voltou melhor na segunda etapa e fez o terceiro com Mitrovic.

Alguns minutos depois o jogo começou a mudar com Aboubakar. O atacante entendeu que havia uma espaço na defesa sérvia para contra-ataques e corridas em velocidade atrás dos defensores. Mesmo vencendo a defesa sérvia seguia adiantada, e Camarões aproveitou. Diminuiu com Aboubakar e depois ele deu uma assistência para Choupo-Moting definir o empate.

Fifa.com

Coréia do Sul 2×3 Gana

O primeiro jogo foi cheio de emoções e o segundo também. Na primeira etapa Gana nem era melhor no jogo, a Coreia até tinha um domínio, mas foram os ganenses que abriram o placar, e ampliaram, com Salisu e Kudus.

Na segunda etapa o time de Paulo Bento sem conseguir tentar chegar pelo chão tentou pelo alto. Cho Gue-Sung se posicionava na área e o time asiático cruzava. Foram 46 aos longo dos 90 minutos, dois encontraram a cabeça do camisa 9 que chegou a empatar o duelo na segunda etapa. Mas era mesmo dia do time africano, que voltou para o jogo depois de sofrer o empate e voltou a ficar a frente com Kudus voltando a marcar e definindo a vitória em 3×2.

Fifa.com

Brasil 2×1 Suíça

A Seleção Brasileira sofreu para superar o time suíço, talvez mais do que muitos imaginavam, mas realmente era um jogo complicado, contra um time muito forte defensivamente. Sem Neymar e Danilo entraram na equipe brasileira Fred e Militão, o sistema tático e a estrutura do time foi a mesma.

Nos primeiros 45 minutos, o Brasil mal teve oportunidades, a Suíça se fechava em 4-4-2 e adiantava um pouco o time na entrada da área, não ficava tão atrás na defesa. Com essa distância, o time verde e amarelo tentava jogar a bola nas costas da defesa, mas não tinha muito sucesso, os suíços eram precisos na cobertura e anularam as tentativas brasileiras. A Suíça no ataque quase não chegava, até tinha posse de bola, terminou o jogo com 47%, mas usava essa posse muitas vezes para tirar a velocidade de jogo e segurar o Brasil.

Na etapa final Tite mudou o time, tirou Paquetá e colocou o Rodrygo na equipe. Sem Neymar, Paquetá havia passado a jogar na posição dele, mas não funcionou tão bem, a escolha de entrar com o atleta do Real Madrid era ter mais um atacante, mais drible perto da área.

Fifa.com

Funcionou melhor mesmo, mas melhor ainda quando Bruno Guimarães entrou no meio de campo e deu uma qualidade a mais de passes no centro do campo. Aos 18 minutos o Brasil encontrou uma boa jogada aproveitando o lado do campo e a amplitude do ataque. A bola saiu da defesa e chegou limpa, para o Vinicius Júnior livre na esquerda. Ele arrancou com a bola, ficou na frente do gol e colocou no canto para abrir o placar. Só que tinha um problema, Richalison brigou pela bola antes dela chegar no Vini, e o camisa 9 estava em impedimento, portanto o gol foi anulado.

Depois deste lance o time de Tite deu uma animada no jogo, mas durou pouco o jogo foi ficando mais tenso conforme o gol não chegava. Antony e Gabriel Jesus entraram na equipe, o time ganhou mais fôlego e velocidade. Mas faltava um pouco ainda, uma jogada encaixar e sair o gol.

Aconteceu isso, só aos 41 minutos da segunda etapa. Vinicius veio pela esquerda, notou a entrada da Casemiro na área, deu em Rodrygo que ajeitou para chute certeiro do camisa 5 do Brasil. Com muito força e firmeza na bola o goleiro Sommer nem mexeu e viu a bola estufar a rede pelo lado esquerdo do gol.

Com o resultado o Brasil garantiu a classificação a próxima fase, as oitavas de final. Precisa de um empate na última rodada para garantir o primeiro lugar do grupo diante de Camarões. A Suíça com 3 pontos fica em segundo no grupo, seguida de Camarões e Sérvia com um ponto cada.

Fifa.com

Portugal 2×0 Uruguai

Fechando o dia Portugal conseguiu a classificação após vencer o Uruguai. Bruno Fernandes acabou sendo a estrela do jogo com dois gols. No primeiro ele cruzou, Cristiano Ronaldo pulou para desviar, não tocou na bola, e ela encontrou o caminho do gol. Depois o camisa 8 definiu o placar em um gol de pênalti.

O time português foi a equipe que entrou em campo com a proposta de tentar atacar mais, o Uruguai de Diego Alonso foi a campo com três zagueiros e se defendendo bem atrás. Tentou mais o jogo depois de sofrer um gol, teve então mais volume na frente e Arrascaeta no meio de campo. Até conseguiu uma bola na trave com Maxi Lopez antes de levar o segundo gol.

O segundo colocado deste grupo, o H, deve enfrentar o Brasil, que deve passar em primeiro no grupo G. Hoje a Celeste, com a derrota, está na lanterna, com apenas um ponto conquistado. Na última rodada os uruguaios precisarão vencer Gana e torcer para um tropeço da Coreia do Sul diante de Portugal.

Fifa.com