AtibaiaExclusivasNotíciasSociedade

Congestionamentos cresceram em Atibaia em 2023

Prefeitura diz que é nítido o aumento populacional e que o governo tem realizado importantes ações voltadas à mobilidade urbana

Thiago Guedes Rocha

Nos últimos meses, Atibaia tem sido palco de uma preocupante escalada de acidentes de trânsito. A população se mostra incomodada com algumas situações no trânsito na cidade, sendo a principal delas o congestionamento frequente nos horários de pico a principal delas.

Um dos fatores apontados é o crescimento desenfreado da frota de veículos. Há muito tempo o município vem passando por esse problema. Em 2016 o público já era alertado sobre o aumento do trânsito em Atibaia. Na época, a cada 10 moradores da cidade, 7 possuem carro ou moto, segundo o G1.

Em contato com a Prefeitura de Atibaia, tivemos acesso a dados referentes ao trânsito da cidade. A atual gestão investiu o valor de 4.629.670 milhões de reais em melhorias somente em 2022. Em 2023 já foi investido o montante de 1.839.143 milhões de reais. Além disso, também tivemos acesso ao número de acidentes registrados nos mesmos períodos. No primeiro trimestre de 2022, foram registrados 189 acidentes, já neste ano 203 acidentes foram computados.

O aumento nas ocorrências de trânsito impacta de forma direta e negativamente a qualidade de vida dos cidadãos e a imagem da cidade. Atibaia, conhecida por seus atrativos turísticos e pelo bom clima, pode acabar virando uma cidade com problemas de mobilidade urbana e dores de cabeça para seus moradores.

Questionada sobre as principais ações tomadas para melhorar o trânsito da cidade nos últimos 6 meses a Secretaria de Comunicação da Prefeitura disse que “as principais ações nesse tempo foram a melhora na sinalização horizontal e vertical de diversas ruas da cidade, inclusive a instalação de semáforos nos locais com maior fluxo, como na avenida Carvalho Pinto”. Também foram instaladas lombofaixas e novas faixas de pedestre em diversos locais, sendo a lombo faixa uma importante ferramenta para desacelerar os carros, dando assim mais fluidez em locais com mais gargalos, segundo a Prefeitura.

O impacto das ações até o momento foram a melhora no fluxo do trânsito, garantindo mais segurança a motoristas e pedestres, de acordo com om poder público. A reportagem perguntou sobre a relação do aumento da população na cidade com o planejamento referente ao trânsito, visto que esse fator diminui a fluidez e causa engarrafamentos em horários de pico.

Segundo a administração atual, é nítido o aumento populacional da cidade e o governo tem realizado importantes ações voltadas à mobilidade urbana. “Foi feita a entrega da duplicação da avenida Jerônimo de Camargo, a ciclovia, a revitalização da alameda Lucas Nogueira Garcez, a rotatória em frente ao Centro de Convenções, além da licitação para a duplicação da avenida Brasil”. A Prefeitura afirma ainda que existe um projeto para revitalização da avenida Copacabana, além da entrega de mais 10 km de ciclovia na cidade. “Tudo isso para dar fluidez ao trânsito e garantir mais mobilidade”, conclui.

A matéria foi produzida sob orientação do professor Osni Dias e compreende discussão de pauta, reportagem, redação, revisão e a publicação. Desejamos sucesso aos futuros jornalistas e boa leitura a todos.