Vulnerabilidade do povo Yanomami é tema de livro produzido por pesquisadores da Unicamp
Publicação será lançada em 19/04, às 10h, na Casa do Lago, no campus da universidade, em evento com a presença dos autores
A crise humanitária dos Yanomami parece não ter fim. A cada dia novas manchetes sobre garimpo ilegal em reservas legais, problemas de saúde envolvendo malária e desnutrição, além de violência constante se sucedem na mídia tradicional, alternativa e redes sociais. Em meio a essa tragédia anunciada, professores e alunos de pós-graduação da disciplina “Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia”, do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/Unicamp, produziram pesquisa sobre o cenário de vulnerabilidade dos Yanomami relatada no livro “Povos Originários do Brasil: Sentidos da crise humanitária dos Yanomami”, Editora Pontes, que será lançado no dia 19 de abril, às 10h, na Casa do Lago, na Unicamp.
O processo de produção da publicação se deu de forma coletiva, tendo como objetivo construir um perfil da trajetória dos povos originários e oferecer à sociedade mais detalhes sobre cultura, dificuldades, mazelas e riscos sociais que esses povos são expostos cotidianamente. O esforço dos autores foi reconstruir a percepção do imaginário popular sobre a trajetória, realidade e representação dos povos originários que possibilite reflexões quanto à sua situação atual.
Hoje, os indígenas ocupam novos espaços nas cidades, nas universidades, na literatura, na política, reivindicando seus direitos na sociedade brasileira. Na Unicamp, por exemplo, possui diversos espaços ocupados por múltiplas etnias indígenas que buscam na universidade novos saberes e trocas de experiências com seus ensinamentos ancestrais.
O livro produzido pelos professores e alunos de pós-graduação do Labjor/Unicamp será lançado não por acaso no dia 19 de abril, data em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Durante o evento de lançamento, será realizada uma roda de conversa com a presença dos jornalistas e professores organizadores da publicação, Graça Caldas, Fabiano Ormaneze e Margarethe Born, e demais autores participantes. São esperadas presenças dos alunos indígenas da Unicamp e fontes indígenas que participaram como fonte do livro. A proposta é fazer um bate-papo sobre a realidade, as conquistas e a saga dos Yanomami.
Serviço:
Evento: Lançamento do Livro “Povos Originários do Brasil: Sentidos da crise humanitária dos Yanomami”, Editora Pontes.
Data e Horário: 19/04/2024, às 10h
Local: Casa do Lago da Unicamp, localizada na rua Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas/SP