CulturaExclusivasNotícias

Natalia Barros e Benjamim Taubkin trazem Flores Vivas à Piracaia neste sábado

Música e poesia criam texturas poéticas, rítmicas e melódicas num espetáculo sem igual

Preparada especialmente para o mês das mulheres, a apresentação de Natalia Barros (voz) e Benjamim Taubkin (piano) traz uma homenagem às mulheres poetas e escritoras de todos os tempos neste sábado, 4, na Casa Viva Piracaia. Natalia inclui neste roteiro poemas do seu mais recente livro “A Insurreição da Flor” (selo Demônio Negro), com temas que variam entre o cotidiano, a botânica e a pós-pandemia.

O trabalho é o segundo livro editado pelo jornalista, designer e tradutor Vanderley Mendonça e foi elaborado durante a pandemia, com prefácio de Angela Castelo Branco e posfácio do poeta e tradutor Wilson Alves-Bezerra. A artista plástica mineira Julia Panadés ilustra o livro com belas imagens botânicas. O trabalho foi “costurado” por meio de cartas escritas pelos dois amigos, que dialogaram com profundidade durante o processo.

O poeta revelou que foi capturado pela obra, assim que teve contato. Para ele, é um livro tão delicado e foi importante nesse período de pandemia pois o tempo e o espaço estavam sobrepostos. Dessa forma, o diálogo da carta restituiu a ideia de espaço e o tempo, diferente do diálogo imediato das redes, o que contribui para que a obra se estabelecesse.

Nesse trabalho apresentado na Casa Viva, a música e a poesia criam texturas poéticas, rítmicas e melódicas. Natalia Barros e Benjamim Taubkin pesquisam esse encontro – entre literatura e música – há muitos anos, tendo se apresentado com centenas de artistas no projeto chamado chamado Landscapes: Música e Poesia, inspirado nas “spoken word” (ou declamações), famosas nos EUA e Europa.

Para Luiz Waack, é um momento muito especial, de fruição e sutileza, que contempla grandes escritoras. O trabalho merece atenção: ele provoca uma escuta ultra sensível, em que as palavras e o som ganham novos sentidos em diálogo com atmosferas oníricas criadas por Benjamim.