EsportesExclusivasNotícias

Cleiton vira especialista em defender primeiros pênaltis, por isso escolhe começar defendendo em disputas de pênaltis

O camisa 1 já defendeu a primeira batida por 4 vezes atuando pelo Massa Bruta

Cleiton, o goleiro do Red Bull Bragantino, saiu como herói ontem na classificação do time à terceira fase da Libertadores. O goleiro pegou o pênalti de Salazar na primeira cobrança do Àguilas Doradas e abriu caminho para o Massa Bruta levar a melhor na decisão de pênaltis em 4×3 depois de dois 0x0 entre os times na eliminatória. Lincoln, Nathan Mendes, Luan Cândido e Léo Ortiz converteram para o Braga e Goéz chutou para fora o último pênalti do time colombiano. 

 – Estamos treinando há três semanas as penalidades, pois tanto no Paulistão quanto na Libertadores que podemos ter. E a nossa torcida, que veio nos apoiar, que é o nosso 12º jogador. Graças a Deus, conquistamos com muito suor, muita luta, essa vaga na terceira fase da Libertadores com muito orgulho – disse o goleiro em entrevista à Paramount+.

Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Além do treinamento em cobranças de penalidades, em que Pedro Caixinha disse fazer os jogadores realizarem também a caminhada do meio do campo até a bola, com o objetivo de treinar focando exatamente nesse momento, outra coisa curiosa foi dita por Cleiton na coletiva pós jogo. 

–  Até falei para o Léo Ortiz (capitão da equipe) para a gente começar defendendo os pênaltis. Uma possível defesa dá uma tranquilidade para nossa equipe –  afirmou o goleiro que defendeu a primeira penalidade batida. 

Isso levanta uma dúvida. É melhor bater o primeiro pênalti na disputa ou deixar que o adversário o faça?

Indo pelo caminho dos estudos estatísticos, em média, seis de cada dez definições da marca da cal são vencidas pela equipe que faz a cobrança inicial, ou seja em 60% das vezes. O que pode indicar isso é o peso psicológico de cobrar depois de uma cobrança convertida, já que é mais provável que o time que bate primeiro acerte a cobrança.

Em 2017, a International Board, entidade que faz e controla as regras do futebol, admitiu mudar o formato para equilibrar mais as decisões por pênaltis. Passou a usar o que ficou conhecido como o formato “ABBA”. A inspiração veio dos tie-breaks do tênis. Funcionava assim quando a equipe “A” começa batendo em seguida a equipe “B” cobra duas vezes. A partir de então, os times se alternam em duas cobranças até a “B” fechar sua série de cinco cobranças. O estudo não emplacou, apesar de ser usado em alguns campeonatos, e o ABAB seguiu sendo o único modelo.

Agora pensando em alguns torneios recentes, quem levou a melhor, quem começou batendo ou defendendo?

Na última Copa do Mundo, a do Catar em 2022, quem defendeu depois levou a melhor, contrariando o que se aprendeu até hoje. A Argentina venceu duas disputas defendendo primeiro, inclusive na final, quando foi campeã diante da França. Naquele mundial a Croácia venceu o Brasil nas quartas batendo primeiro e o Marrocos a Espanha batendo primeira. Ainda teve a Croácia defendendo primeiro e vencendo o Japão nas oitavas. Portando ficou 3×2 para quem defendeu primeiro. 

Na última Libertadores, em 2023, já foi melhor para quem começou batendo. Nas 5 decisões por penalidades, apenas em uma delas quem começou defendendo levou a melhor. Foi o Internacional diante do River Plate nas oitavas. Portanto 4×1 para quem bateu primeiro. 

Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Como é no Red Bull Bragantino?

Agora olhando pelo lado do Red Bull Bragantino desde que virou clube com este nome após a vinda para Bragança Paulista em 2019. Foram 6 disputas e apenas duas vitórias. Todas as vezes o Braga defendeu primeiro e o Cleiton não foi o goleiro apenas em uma oportunidade. 

A primeira da era Red Bull foi em 2020 quando venceu o Botafogo-SP nas penalidades pela semifinal do Troféu do Interior. Claro começou defendendo mas sofreu o gol na primeira cobrança e depois foi vencer com Cleiton defendendo a 4ª bola e avançando à final, que o Massa Bruta seria campeão. 

Depois, em 2021, na única vez em que não era o Cleiton, Júlio César estava no gol e acabou derrotado. Foi também pela semifinal do Troféu do Interior, desta vez para a Ponte Preta. 

Em 2022 o Massa Bruta enfrentou o Goiás na Copa do Brasil. Naquele dia foram 26 pênaltis batidos, Cleiton pegou 4, mas acabou sendo eliminado e Tadeu defendeu incríveis 5 penalidades. O Braga começou defendendo e Cleiton pegou o primeiro pênalti, como em todas as outras oportunidades daqui em diante, mas Artur errou na sequência e no fim acabou sendo eliminado. 

As outras duas antes da noite de ontem foram em 2023. Na semifinal do Paulistão, Cleiton pegou a primeira cobrança de Bruno Mezenga, mas viu Juninho Capixaba desperdiçar a seguinte e na sequência foi eliminado. A outra foi pela Copa Sul-Americana, quando Cleliton mais um vez defendeu o primeiro chute, mas viu na sequência Léo Ortiz desperdiçar e mais uma vez ser eliminado.

Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Portanto, ontem foi a primeira vez que Cleiton defendeu o primeiro chute, e na sequência o atleta da sua equipe converteu. Mas foi a 4ª vez que ele começa defendendo um pênalti no primeiro chute, então faz sentido ele ter escolhido começar defendendo se levar por esse lado. 

Na carreira, em disputas de pênaltis pelo Red Bull Bragantino, o goleiro Cleiton já participou de 30 cobranças, com 8 defesas, o que dá 29%. Além de duas vezes chutaram para fora e ele marcou um gol. Segundo dados levantados pelo Lucas Salema.