AtibaiaNotícias

Guarda Civil Municipal de Atibaia marca presença no 2º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha

Com capacitação e troca de experiências no enfrentamento à violência doméstica, evento proporcionou palestras e debates conduzidos por especialistas engajados na causa

Na última terça-feira (19) a Guarda Civil Municipal (GCM) de Atibaia participou do 2º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha, promovido em Vinhedo (SP). O evento, voltado para a capacitação e a troca de experiências no enfrentamento à violência doméstica, contou com a presença de representantes de diversas instituições e profissionais engajados na causa.

Lei Maria da Penha
Com o intuito de fortalecer o trabalho em rede, os participantes discutiram temas pertinentes, incluindo a Lei Maria da Penha e suas recentes alterações, a história da mulher no Brasil, além de estratégias de atuação no combate à violência doméstica, incluindo abordagens voltadas para o envolvimento dos homens durante este processo.

Palestras e debates
O encontro também proporcionou palestras e debates conduzidos por especialistas engajados na causa, como psicólogos, assistentes sociais, membros do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e advogados, buscando intensificar a compreensão sobre a violência contra a mulher e as melhores práticas para combatê-la.

WhatsApp Image 2024-03-28 at 10.30.16

Atibaia no Programa Guardiã Maria da Penha
A participação ativa da GCM de Atibaia nesse evento reforçou o compromisso das forças de Segurança Pública do município de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sem violência. Em Atibaia, o Programa Guardiã Maria da Penha tem reforçado a importância do apoio às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e que sofrem qualquer agressão pelo parceiro, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Com o auxílio do programa, muitas mulheres conseguem obter ajuda e são acolhidas com informação e proteção, contribuindo para que o município não registre casos de feminicídio.

Precisa de ajuda?

Atibaia disponibiliza uma rede de atendimento à mulher em situação de violência, com serviços especializados e canais de denúncia que oferecem acolhimento e ajuda. Além dos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal – Programa Patrulha Maria da Penha), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e Disque 100 (Direitos Humanos), as denúncias podem ser feitas de forma on-line ou pessoalmente, na Delegacia de Polícia Civil.

Já o Centro de Referência da Mulher (CRM), que oferece desde atendimento psicossocial até orientação jurídica e encaminhamento para a rede de proteção à mulher, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Bonifácio, nº 49, Jardim Brasil, telefone (11) 4402-2716.